Se você tem interesse em alimentação saudável, atividades físicas, saúde e bem estar, com certeza já ouviu a expressão “comida de verdade”. É com base nessa vertente que uma das dietas mais populares do momento funciona — a dieta Paleo.
No nosso post, vamos falar sobre essa dieta, o que é, quais os benefícios, o que comer e muito mais. Confira!
O que é a dieta Paleo?
Antes de falarmos sobre o que é a dieta Paleo, é importante entender que, ao contrário do que se pensa, a palavra dieta nem sempre está relacionado ao emagrecimento. O termo é bastante amplo e deriva do grego “díaita”, que significa modo de viver.
No caso da dieta Paleo, esse modo de viver baseia-se nos hábitos alimentares do período paleolítico. Quem adota esse estilo de alimentação procura ingerir alimentos que já eram consumidos no período que antecedeu o desenvolvimento da agricultura.
A ideia por trás dessa dieta é de que, em uma escala cronológica, o homem passou mais de 90% do tempo de evolução se alimentando apenas de verduras, frutas, carnes, ovos, castanhas, etc. Somente após o período de evolução das técnicas de agricultura (aproximadamente 10 mil anos atrás), é que teríamos introduzido grãos na nossa alimentação.
Além disso, mesmo com a introdução dos grãos, a alimentação continuou “simples” até os últimos anos, mudando radicalmente após a entrada das grandes técnicas industriais que deram início ao processo de refinamento dos alimentos.
A partir desse momento, as grandes indústrias modificaram os alimentos disponíveis na natureza, introduzindo muitos elementos químicos como corantes, estabilizantes e conservantes, além de terem introduzido muito açúcar refinado e gorduras hidrogenadas nos produtos que comercializam.
Após essa modificação radical, diversas doenças surgiram ou passaram a se multiplicar de forma exponencial, como diabetes, obesidade, hipertensão e problemas cardíacos.
Ou seja, a dieta Paleo busca fazer com que a nossa alimentação seja mais parecida com aquela que fez parte de mais de 90% da nossa história evolutiva, podendo ser utilizada por pessoas com objetivos diferenciados, não só por aqueles que buscam o emagrecimento.
Quais os benefícios e as dificuldades da dieta Paleo?
Como dito, a dieta Paleo se baseia em comida de verdade. O resultado disso é uma alimentação rica em nutrientes e que pode ser realizada de acordo com os sinais do corpo como fome e saciedade.
Ao se alimentar de comida de verdade, temos acesso a todos os macronutrientes — carboidratos, proteínas e gorduras — de forma saudável, já que esses estão livres de adições industriais. Além disso, também consumimos mais vitaminas, sais minerais e outras substâncias essenciais.
Por isso, entre os benefícios da dieta Paleo, estão:
- promove o emagrecimento;
- ajuda no controle das taxas de colesterol;
- auxilia no tratamento de doenças autoimunes;
- reduz a sensação de fome;
- supre as necessidades dos aminoácidos essenciais;
- ajuda na eliminação de processos inflamatórios.
Os benefícios são muitos, mas pessoas acostumadas com uma alimentação rica em industrializados e grãos podem encontrar algumas dificuldades, principalmente no período de adaptação.
Algumas pessoas relatam dores de cabeça, sensações de mal estar e dificuldade em evitar os industrializados. Outro problema é com relação ao preparo dos alimentos, já que ao eliminarmos os industrializados, passamos a precisar de mais tempo para cozinhar.
O que comer?
Alimentos permitidos
- todas as verduras e legumes;
- frutas;
- raízes e tubérculos;
- todas as carnes;
- peixes e frutos do mar;
- ovos;
- castanhas e sementes;
- óleos minimamente industrializados, como o azeite;
- sal e especiarias;
- laticínios gordurosos, como queijos.
Alimentos que devem ser evitados
- açúcares e xaropes;
- alimentos processados e refinados;
- grãos, como arroz e milho;
- leguminosas, como feijão e lentilha;
- óleos vegetais, como óleo de soja e milho;
- adoçantes;
- gordura trans.
A dieta Paleo tem se mostrado benéfica para a maioria das pessoas, justamente por priorizar uma alimentação natural. Mas lembre-se de que existem diversas formas de se alimentar bem e de que quando o assunto é alimentação, o nutricionista é o profissional que pode prescrever planos alimentares personalizados para as suas individualidades.
Se você gostou do nosso post e tem interesse por mais assuntos relacionados à saúde, esportes radicais e tudo aquilo que te deixa mais próximo da natureza, não deixe de assinar a nossa newsletter para receber todas as nossas novidades.