Se existe uma peça capaz de incrementar um visual com muito estilo, essa peça é o colete. Democrático, ele pode fazer parte do guarda-roupa feminino e masculino, agradando a diferentes personalidades e formas de se vestir. Saber como usar coletes a seu favor significa ter sempre um curinga pronto para deixar suas roupas mais interessantes.
Contudo, o colete é tão versátil que às vezes fica complicado saber como usá-lo sem errar a mão. Para aproveitar suas vantagens, o ideal é pensar em alguns detalhes que fazem a diferença na hora de se vestir. Quer saber que detalhes são esses e aprender definitivamente a fazer bom proveito dessa peça? Continue a leitura!
Escolha bem o tecido
Existem vários tipos de coletes no mercado, para todos os gostos. Entre eles, estão os jeans, de sarja e os mais esportivos, feitos de nylon ou poliéster. Antes de tudo, compare os tecidos e veja qual faz mais o seu tipo.
Nesse momento, é importante pensar também nas peças que você já tem em casa. Fazendo um balanço geral delas, fica mais fácil decidir que tipo de colete combina mais com seu estilo e aquele que você vai conseguir usar mais com diferentes roupas.
Defina as cores
Você poder ficar à vontade para ousar ou não nas cores dos coletes, dependendo do seu gosto. No entanto, para garantir um visual estiloso, é interessante pensar na combinação das peças. Aqui vale novamente a dica de lembrar do seu armário.
Suas roupas costumam ser estampadas ou de cores vibrantes? Nesse caso, apostar em uma terceira peça de tom neutro é uma boa ideia. Suas camisas, calças ou vestidos são sempre mais básicos? Então um colete colorido é perfeito para transformar o visual e dar um quê a mais.
Aposte nas combinações
O segredo para descobrir como usar coletes está em experimentar diferentes alternativas. São várias as formas de o incluir na vestimenta.
Homens podem vesti-lo por cima de camisetas e camisas de todos os tipos ou por baixo de blazers, jaquetas e ternos, por exemplo. Mulheres podem investir em um look romântico, combinando ele com um vestido; despojado, com o clássico jeans e camiseta; e até mais formal, junto com peças de alfaiataria.
Pense na ocasião
As possibilidades são muitas, mas pense na ocasião antes de montar o visual com o colete. Assim como qualquer peça do vestuário, eles funcionam melhor em determinadas situações.
O trabalho é sempre o principal ambiente a ser considerado. Se seu emprego for muito formal, tenha cuidado para não fugir à regra. Unir um terno e um colete despojado é colocar muito estilo na maneira como se veste, mas talvez seja interessante não o utilizar no local de trabalho.
Já durante uma viagem de aventura ou um acampamento, por exemplo, o modelo esportivo vai melhor do que outros.
A mesma preocupação vale para as estações do ano. Opte por modelos e tecidos mais leves para o clima quente e os mais volumosos e quentes para o frio. Dessa forma, o item a mais na composição da roupa não se torna um fardo.
Seguindo esse caminho, saber como usar coletes fica fácil, não é mesmo? Já dá para apostar neles sem moderação! Depois dessas dicas, o próximo passo é a melhor parte: escolher os seus favoritos e sair por aí, deixando todo o seu estilo e personalidade falarem mais alto.
Gostou do artigo e não vê a hora de ter um colete para chamar de seu? Confira algumas opções incríveis!