Conheça a incrível aventura do Rali Dakar

Rate this post

Com diferentes nomes e locais de organização (apesar de Dakar se localizar no norte da África), o Rali Dakar já existe há 38 anos, estabelecido como um dos mais tradicionais esportes de aventura do mundo. Conheça mais a respeito do universo desse desafio para nenhum amante dos motores botar defeito!

Conceito

O Rali Dakar é uma corrida automobilística que, diferentemente das competições mais conhecidas pelo grande público, como a Fórmula 1, Fórmula Indy ou a Nascar, ela não é realizada em um autódromo, mas em um trajeto aberto em locais como florestas ou desertos.

Existem diferentes categorias de competidores, como veículos de passeio, pick-ups, motocicletas e até caminhões, todos eles modificados para essa finalidade.

Como funciona o Rali Dakar

O Rali Dakar pode ser definido como uma competição de velocidade, navegação e resistência. A questão da velocidade se dá pelo motivo de terem que partir de um ponto A e chegarem a um ponto B em menos tempo. Esse trajeto é chamado de percurso especial.

É conhecido como uma corrida de resistência em função das condições das pistas a serem percorridas. São extremamente acidentadas.

E é chamado de corrida de navegação, pois, diferentemente das provas comuns do automobilismo, o vencedor não é quem completa todo o trajeto primeiro. Apenas os chamados percursos especiais são cronometrados e os trechos fora dessas condições possuem um tempo mínimo a ser cumprido, do contrário, a dupla piloto-copiloto sofre uma pesada punição.

Normas de Segurança do Rali Dakar

A segurança da prova de rali mais famosa do mundo é dada pelas verificações, principalmente climáticas, por parte dos organizadores. É comum que durante os trajetos ocorram tempestades de areia, chuvas torrenciais, etc.

Existem também alguns itens obrigatórios que os veículos precisam ter de acordo com o regulamento. Veja abaixo!

Sistema Sentinel

Esse sistema instalado no painel do veículo, inclusive das motos, serve para sinalizar acidentes vistos pela dupla de pilotagem ou para que sejam avisados de problemas desse tipo em um local próximo de onde estejam trafegando.

Sistema In Track

O In Track é um sistema interativo que funciona interligado com o escritório central da organização da prova e, por meio dele, é possível verificar se o sinal do GPS do veículo está constantemente ativo.

Outra utilidade desse sistema é a possibilidade de informar imediatamente a respeito de problemas com o veículo ou até mesmo com a integridade física de algum dos competidores por meio de botões de diferentes cores. Isso permite que as equipes de socorro possam ir ao local com o veículo e as ferramentas corretas.

Estas medidas de segurança foram necessárias ao Rali Dakar, pois ao longo de sua história ocorreram 28 mortes de competidores, sendo que 19 destes eram motociclistas.

Maiores campeões

Entre todos os vencedores das diversas categorias nos 38 anos de provas do Rali Dakar, podemos destacar dois nomes importantes para a competição:

  • Stéphane Peterhansel, francês de 47 anos conhecido como “Mounsier Dakar”, que em 2017 conseguiu o seu 11º título da competição, sendo o primeiro a ganhar títulos em diferentes categorias;
  • Outra figura que merece destaque é o piloto Cyrill Després, que com sua moto KTM abocanhou o 5º título da categoria no Rali Dakar.

Entre os brasileiros podemos destacar os nomes do Piloto Leandro Torres e seu navegador Lourival Roldan. Foram os primeiros cidadãos brasileiros a vencer um Rali Dakar. Em 2017, eles conseguiram a primeira colocação na categoria UTV (Utilitários), disputada pela primeira vez na história da competição. O evento ocorreu na América do Sul.

Gosta de esportes de aventura? Então não deixe de ler sobre os 6 erros ao fazer trekking que você nunca deve cometer.

http://blog.tremeterra.com.br/2017/05/12/conheca-a-incrivel-rali-dakar/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]