5 erros comuns que devem ser evitados no camping

5 (100%) 1 vote

Acampar é ótima maneira de aproveitar a natureza. Desse jeito, você consegue conhecer lugares em que a influência humana ainda é pequena e desfrutar da pureza e da beleza que só ela pode oferecer.

Porém, acampar nem sempre é tão simples quanto parece. É necessário saber um pouco sobre os equipamentos essenciais, ter uma noção de planejamento, ter as roupas necessárias, entre outros.

São coisas básicas, mas que podem te livrar de algumas dores de cabeça. Sendo assim, confira 5 erros comuns no camping e aprenda um pouco mais sobre o que não se fazer. Continue a leitura!

1. Não fazer um checklist dos itens essenciais

Imagine percorrer todo um caminho cansativo e na hora de relaxar, no meio da mata, perceber que esqueceu a barraca! Muito ruim, né? Ou, ainda, deixar o isolante térmico em casa e acabar passando frio a noite inteira. Já dói só de imaginar!

Problemas como esses podem ser facilmente evitados se você fizer um checklist detalhado de tudo o que você precisa levar. Tudo mesmo!

Ao menos duas semanas antes da viagem, separe um tempo para refletir sobre esses itens. Assim, você ainda terá tempo de conseguir algo que porventura falte. Para ajudar você nessa tarefa, vale a pena recorrer a aplicativos como o Google Keep, por exemplo.

2. Usar o vestuário incorreto

Muitas vezes, as pessoas subestimam a capacidade de passar frio. Porém, quando se está acampando, essa atitude se torna um pouco mais séria.

Afinal, se você não estiver utilizando as roupas certas, não terá outra opção além de ficar com frio. Sendo assim, nunca deixe faltar na sua mochila um casaco, gorro, meia e capa de chuva.

3. Não verificar o local da montagem da barraca

Essa é uma prática essencial para evitar acidentes que possam dificultar sua aventura, ou até mesmo finalizá-la antecipadamente.

Antes de mais nada, observe o espaço que você tem disponível para a montagem e, então, procure um lugar plano e em áreas altas. Não acampe muito próximo a rios ou pés de morros. Em caso de chuva, essas áreas podem encher ou ser caminho para o escoamento da água.

Quando estiver montando a barraca, procure limpar bem o local em que ela irá ficar, retirando pedras e troncos, até os menores. Isso irá evitar desconfortos, além de rasgos indesejáveis na barraca.

Se possível, calce a barraca com um toldo para deixá-la ainda mais segura. Evite montar a barraca em áreas de ventos muito fortes. Caso não tenha opção, procure ao menos se abrigar atrás de alguma coisa. Nesse caso, até moitas podem servir!

4. Levar água e/ou comida insuficientes

Esse costuma ser um dos erros mais comuns no camping entre os iniciantes. Porém, isso pode ter consequências muito sérias caso aconteça em trilhas mais isoladas. Sendo assim, aqui, o planejamento é indispensável.

No caso da alimentação, calcule a sua quantidade de comida diária e multiplique isso em relação aos dias que durarem a aventura. Sempre leve um pouco a mais, para que você ainda tenha comida suficiente caso se perca da trilha.

Procure não levar alimentos perecíveis demais, como presunto, maionese, queijo não defumado, ovos e leite (dê preferência ao em pó). Sem a refrigeração correta, eles podem estragar facilmente.

Quanto à água, a quantidade vai variar muito dependendo do seu tamanho e do clima do local. De qualquer forma, procure iniciar a trilha com pelo menos 2 ou 3 litros.

5. Esquecer o kit de primeiros socorros

Muitas pessoas se esquecem dele, mas a sua presença é primordial, seja em um desbravamento ou em trilhas menores. Afinal, muitas vezes, ele pode ser decisivo para cuidar de algum ferimento que possa ocorrer.

De maneira básica, leve consigo remédios que cubram as situações mais comuns de acontecer, como dor de cabeça, enjoo, gripe, dor muscular, azia, entre outros. Além disso, para cuidar de cortes leves, não se esqueça de agulha, algodão, band-aid, álcool, esparadrapo e pinça.

Esses são alguns erros comuns no camping. Você lembrou de mais algum? Acha que essa lista pode ser incrementada? Então, comente aqui em baixo o que mais seria importante atentar na hora de se preparar para um camping!

http://blog.tremeterra.com.br/2017/04/19/5-erros-comuns-que-devem-ser-evitados-no-camping/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]