Trekking: 7 dicas essenciais que iniciantes precisam conhecer

2.5 (50%) 2 votes

trekking ou caminhada de aventura é uma ótima opção de atividade ao ar livre, indicado para todos os níveis, devido às diferentes dificuldades disponíveis. No entanto, alguns cuidados devem ser observados no trekking para iniciantes.

O contato com a natureza é intenso, por isso, técnicas essenciais devem ser respeitadas. Para ajudar, neste post, vamos dar 7 dicas para os iniciantes arrasarem no trekking. Acompanhe!

1. Veja as dicas gerais de trekking para iniciantes

Há algumas dicas básicas que todos os iniciantes devem seguir. Confira.

  1. Busque o máximo de informações possíveis sobre o local onde vai ser feita a trilha.

  2. Calcule o tempo máximo do percurso para saber se estará em um lugar seguro ao anoitecer.

  3. Cheque se o sinal do celular funciona bem, caso contrário, procure outro meio de contato.

  4. Leve comida, água, chapéu, filtro solar, bússola e mapa. Nunca carregue coisas desnecessárias.

  5. Converse com pessoas que já realizaram o trajeto.

  6. Nunca vá sozinho, principalmente no início. Caso você faça uma trilha sozinho deixe alguém avisado.

  7. Fique sempre unido ao grupo. Respeite o ritmo de todos participantes e nunca deixe alguém para trás.

  8. Respeite os sinais do seu corpo.

  9. Não deixe lixo pelo caminho.

  10. Adicione à mochila um kit de primeiros socorros.

2. Opte por uma barraca leve

É preciso investir em uma barraca leve, pois isso facilita muito a vida da pessoa. O ideal é que ela não passe de 2,5 kg, possua um avanço razoável para a proteção em dias chuvosos e uma coluna d’água maior ou igual a 1000 mm.

3. Acerte no saco de dormir

Mais uma vez deve-se optar por um modelo leve, porém, ele deve ser de boa qualidade, pois é o que oferece proteção em meio à natureza. Esse item deve ser comprado de acordo com os locais onde a pessoa pretende realizar o trekking.

Passar frio ou calor a noite não quer dizer, necessariamente, que o saco de dormir é de má qualidade. Ele pode ter sido apenas escolhido para as condições erradas. Por tanto, confira a temperatura mínima e máxima de conforto do saco de dormir e veja se está de acordo com os locais onde passará a noite.

4. Não se esqueça do isolante térmico

isolante térmico é indispensável para quem quer acampar em meio à trilha. Ele tem a função de isolar a temperatura do solo. Se o solo estiver muito quente o alumínio deve ficar virado para o chão e no caso de frio, para cima.

5. Compre a mochila correta

A mochila é o item mais importante para quem realiza trekking, pois é dentro dela que se levam todos os outros. A regra número um é que ela não deve pesar mais de 10% do peso de quem for carregá-la. Além disso, precisa ser confortável e se adequar corretamente ao corpo.

No caso de iniciantes, o ideal é investir em duas mochilas de tamanho diferentes: uma destinada ao hiking, que é uma trilha bate e volta, e outra para o trekking, quando se passa uma noite ou mais no destino.

Como iniciantes não fazem trilhas longas, uma mochila de 35 litros para o trekking está perfeita. É preciso apenas observar se ela possui opções de regulagem.

6. Vista-se adequadamente

O tecido dry fit é o mais indicado, pois ele é leve, ocupa menos espaço na mochila e não absorve o suor. As calças são melhores do que as bermudas, pois mantêm as pernas protegidas. Se a pessoa sente muito calor, pode adquirir o modelo de calça que vira bermuda.

Se o lugar for muito frio, é interessante usar a roupa em três camadas: segunda pele, fleece para o aquecimento e anorak para proteção.

7. Escolha um bom calçado

O calçado mais indicado é a bota, e a dica aqui é escolher o modelo mais confortável possível. A única obrigatoriedade deste item é que seja uma bota impermeável.

Acertar nos equipamentos é essencial para obter sucesso no trekking. Normalmente os melhores custam um pouco mais, mas, com toda certeza, é mais vantajoso do que ter que comprá-lo duas vezes.

Se você gostou das nossas dicas de trekking para iniciantes, deixe seu comentário no post e compartilhe sua experiência!

http://blog.tremeterra.com.br/2017/03/16/trekking-7-dicas-essenciais-que-iniciantes-precisam-conhecer/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]