Os 365 dias de aventura começou com a equipe Treme Terra enfrentando uma trilha no Morro do Baú. Muita vontade e disposição para apreciar as belezas da natureza como a vista espetacular no final. O Morro do Baú fica localizado em Ilhota, Santa Catarina e possui uma altitude máxima: 815 metros e uma altitude mínima: 217 metros no início da trilha. A temporada ideal para subir o Morro é durante o ano inteiro.
A subida foi orientada por Juliano Sant’Ana da empresa parceira Target Aventura e Treinamento. A galera mostrou determinação, força e o melhor com o astral top, o que faz toda a diferença. O trajeto durou 4h30min para subir e descer.
O Parque Botânico Morro do Baú é de propriedade do Herbário Barbosa Rodrigues, organização não-governamental de fins científicos e filantrópicos com sede em Itajaí (SC). Foi criado em 1961 pelo fundador do herbário, o botânico Padre Raulino Reitz.
Infelizmente, nos arredores do Morro do Baú foram registrados os principais deslizamentos de terra ocorridos na tragédia ambiental de novembro de 2008 em Santa Catarina, levando a um grande número de vítimas fatais. Além das trilhas, o morro conta com um bloco de rocha conhecido como “filhote do Baú”, onde foram abertas algumas vias de escalada.
O cansaço rumo ao cume valeu a pena pelo espetacular cenário avistado lá de cima. Muitos chegaram sem fôlego e sem palavras presenciarem tanta beleza.
Respeitar a natureza, superar limites com segurança e responsabilidade é o que a equipe Treme Terra quer para todas as pessoas, por isso o slogam motivacional: Treme Terra: Movimente seu Mundo!