Porque o arvorismo é um esporte radical?

4.4 (88.89%) 54 votes

O arvorismo é uma prática que tem atraído cada vez mais aventureiros. Consiste na travessia de um percurso suspenso estrategicamente em meio às copas de árvores que variam a altura de acordo com a dificuldade estipulada.

Apesar de não haver dúvidas sobre a adrenalina sentida durante a prática, muita gente ainda questiona se o arvorismo é ou não um esporte radical. No entanto, a resposta pode ser mais simples do que se parece.

Para ajudá-lo, neste artigo, explicaremos as principais características do arvorismo e mostraremos se ele pode ou não ser considerado um esporte de aventura. Preparado? Vamos lá!

Afinal, o que é arvorismo? 

A palavra “arvorismo” vem do inglês “canopy”, que, em tradução literal, significa cobertura ou toldo. Dessa forma, fica mais fácil entender como funciona esse esporte: o atleta percorre um trajeto no toldo da floresta, que fica suspenso em uma plataforma na altura das copas das árvores. 

Só pela descrição dessa modalidade, acreditamos que você já sentiu aquele frio gostoso na barriga devido à adrenalina. Mesmo assim, muitas pessoas não definem o arvorismo como um esporte radical. 

De longe, a atividade parece simples, mas somente quem se arrisca a viver essa aventura sabe que ele é mais complexa do que se parece. Abaixo, listamos quatro motivos pelos quais o arvorismo é, sim, considerado um esporte radical. 

Muita adrenalina

Para praticar o arvorismo, não é necessário ter experiência, habilidades no esporte ou um bom condicionamento físico. Aqui, somente a sua a coragem e a concentração são determinantes para fazer os movimentos corretos e evoluir no trajeto. 

Mesmo que você esteja acostumado com esportes radicais, certamente a experiência de caminhar nas alturas e passear próximo às folhas das árvores será uma novidade para a sua vida de atleta. Sua valentia será colocada, novamente, à prova.

Muitos desafios 

Não pense que o arvorismo consiste apenas em chegar ao final do trajeto com pequenos passos nas alturas. Afinal, durante o percurso, você passará por diversos obstáculos.

Na medida em que você adquire mais experiências, subirá de níveis. Primeiro, você passará por obstáculos mais tranquilos na categoria contemplativa. Depois, enfrentará desafios mais difíceis na modalidade acrobática. 

A título de curiosidade, há uma outra categoria: a técnica. Ela se destina somente a pesquisadores e exige equipamentos mais específicos. 

Muito alto 

Para se ter uma ideia, cada estação de arvorismo possui um percurso diferente. Enquanto os trajetos menores têm aproximadamente 4 metros de altura, os maiores possuem 50 m. 

Nos caminhos mais complexos, temos que ter atenção redobrada, pois é necessário segurar as mãos em um cabo e caminhar sobre outro.

Equilíbrio e concentração ajudam a concluir o trajeto sem passar por grandes sustos, afinal, você estará por um triz e qualquer erro poderá eliminá-lo do desafio. 

Já os trajetos mais simples possuem pontes de madeira, nas quais você precisa se segurar com as duas mãos para andar com mais tranquilidade.

É possível praticar o arvorismo em diversos lugares, entre eles:

  • Clubes;
  • Shoppings;
  • Parques; 
  • Buffets.

Além disso, crianças a partir de 3 anos estão liberadas para participar desse esporte.

Muita segurança 

Todo bom esporte radical tem que ter adrenalina, desafios, aventura e, principalmente, segurança.

Antes de subir para o arvorismo, você será “clipado”. Ou seja: os profissionais responsáveis pela atividade colocarão os equipamentos necessários para que você chegue ao seu destino com tranquilidade. 

Durante o percurso, é necessário utilizar os seguintes acessórios:

  • Capacetes; 
  • Luvas; 
  • Corda; 
  • Polia presa à corda do cinto e ao cabo; 
  • Cadeirinha cinto que fica presa entre as pernas;
  • Mosquetão, uma peça de metal que prende a cadeira à corda.

Diante dessas características, fica claro que o arvorismo é um esporte radical. Além de ser acessível para todas as idades, é fascinante e contém obstáculos de tirar o fôlego.

Além disso, em 1977, a França e a Nova Zelândia, duas referências em esportes de aventura, colocaram o arvorismo nessa categoria. No Brasil, ele chegou somente em 2001, nas cidades de Brotas, Analândia e Dourados.

Ficou empolgado para começar a praticar o arvorismo? Conte-nos a sua primeira reação nos comentários abaixo!

http://blog.tremeterra.com.br/2017/01/13/porque-o-arvorismo-e-um-esporte-radical/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]