Isolante térmico para camping: por que usar?

4.8 (95.17%) 29 votes

A prática de camping tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil. Contudo, muitas pessoas acabam cometendo alguns erros quando vão se aventurar. Um dos equívocos mais recorrentes é não adquirir alguns materiais cruciais para quem gosta de curtir passeios ao ar livre, como um bom isolante térmico para camping.

Vale destacar que a relevância desse item não fica restrita apenas a uma função, pois ele auxilia em diversos aspectos. Além disso, como são leves e podem ser carregados até mesmo fora da mochila, não influenciam no deslocamento do aventureiro.

Por isso, mostraremos a seguir todos os detalhes sobre os isolantes térmicos. Venha com a gente e aprenda a escolher um que realmente lhe ofereça conforto nos momentos de descanso e torne as suas aventuras ainda mais agradáveis!

O que, exatamente, é um isolante térmico para camping?

Isolante térmico é qualquer material capaz de evitar que a temperatura do meio externo se misture àquela de outro ambiente, deixando-as bastante semelhantes. Ou seja, o isolante térmico utilizado pelos campistas é uma espécie de colchão que tem essa capacidade, já que deixa o usuário livre da influência da temperatura do solo.

Existem variações em relação aos isolantes térmicos para campistas, sendo que os dois principais tipos são:

Isolantes de EVA

Esses são os mais comuns, sendo que, no momento de comprá-los, você deve prestar atenção no odor do material (deve ser quase imperceptível) e na espessura.

Esse segundo aspecto define tanto o peso, que geralmente não é superior a 500 gramas, quanto a capacidade de isolar o ambiente. Um isolante de 10 mm de espessura, por exemplo, dá conta do recado até mesmo em temperaturas negativas. Por formarem um volume considerável, é mais indicado transportá-los fora da mochila.

Infláveis

Assim como os isolantes de EVA, os infláveis também são extremamente eficientes e leves. No entanto, eles têm um volume menor e podem ser carregados dentro da mochila.

Em relação ao uso desse material, vale destacar que ele deve ser colocado sempre entre o solo e o saco de dormir.

Por que é tão importante levar um bom isolante térmico para os acampamentos?

Como a principal função dos isolantes térmicos para camping é evitar que a temperatura externa (principalmente a do solo) interfira no ambiente interno, eles devem ser utilizados tanto no frio como no calor. Por isso, é necessário levá-los para qualquer acampamento, seja em uma região quente ou com baixas temperaturas.

Imagine, por exemplo, acampar por dois ou três dias em um local onde as variações de temperatura são constantes. Nesse caso, mesmo que em um dia esteja fazendo frio e no outro calor, se o seu isolante térmico for eficiente, os seus momentos de descanso serão totalmente confortáveis e você acordará pronto para novas aventuras.

Quais são as principais funções desse item?

Com já dissemos, os isolantes térmicos utilizados por quem pratica camping têm diversos papéis. Contudo, existem quatro funções que podem ser destacadas.

Preservar a temperatura interna

Como ressaltamos anteriormente, essa é a função mais importante desses “colchões”, já que, mesmo dentro das barracas, a exposição dos campistas a temperaturas muito altas ou excessivamente frias pode causar problemas de saúde.

Corrigir imperfeições do solo

Por serem fabricados com materiais que se adaptam até mesmo a solos irregulares, os isolantes deixam o usuário totalmente confortável, diferentemente do que acontece quando é utilizado apenas o saco de dormir.

Sentar

Exatamente por terem a capacidade mencionada no parágrafo anterior, os isolantes térmicos podem ser usados para se sentar no chão quando for necessário, sendo que o conforto é garantido.

Imobilizar fraturas

No caso dos isolantes de EVA, existe também a função de imobilizar fraturas quando não houver um material mais adequado disponível.

Por todos esses detalhes apresentados, conclui-se que possuir um isolante térmico para camping é essencial para não passar por situações desconfortáveis. Por isso, na próxima vez que você for comprar uma barraca de camping e outros materiais necessários para as suas aventuras, adquira também um bom isolante térmico.

Gostou do conteúdo? Quer conhecer outros detalhes sobre como se preparar para os seus passeios? Então esse texto sobre quais equipamentos esportivos levar para as aventuras é ideal pra você!

http://blog.tremeterra.com.br/2017/01/09/isolante-termico-para-camping-por-que-usar/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]