Carvão ativado elimina as toxinas

3.9 (77.45%) 47 votes

Com todas as substâncias estranhas que invadem o nosso organismo diariamente, temos que fazer algo para eliminá-las para evitar o sofrimento de nosso corpo. Sucos detox são bons, mas tem uma substância que é uma verdadeira revolução capaz de impedir ou limitar sua absorção no aparelho digestivo- o carvão vegetal ativado.

O carvão absorve, com eficácia, os medicamentos, entorpecentes, aditivos alimentares, agrotóxicos, adubos químicos, os metais pesados, os gases e os detergentes. Todas essas substâncias estranhas que invadem o nosso organismo, sobrecarregando e danificando os rins e o fígado, podem ser absorvidas  e eliminadas pelo carvão ativado.

Absorção de bactérias

O carvão ativado, absorve também as bactérias (como salmonelas e estafilococos), vírus (como o da febre aftosa), as toxinas produzidas pelos bacilos da difteria, do tétano, do botulismo e da gangrena, os tóxicos e ácidos provenientes da decomposição dos alimentos.

Ele tem a capacidade de ajudar na desintoxicação, pois graças ao efeito da diálise, o carvão também permite eliminar tóxicos que já se encontram no sangue, em contato com a parede intestinal.

Utilizado também para inibir a absorção gastrointestinal, combater os gases e a dor abdominal, o carvão ativado ou carvão vegetal também previne a ressaca.

O uso do carvão ativado na picada de animais

Nestes casos, o uso deve ser em forma de pasta para aplicar diretamente sobre a picada de cobra, aranha, escorpião, abelha, vespa, contato com água-viva. Também pode ser aplicada em uma compressa, envolvendo a pasta de carvão em uma gaze, coberta de plástico. Como medida de primeiro socorro, em caso de picada de cobra, lava-se o local da picada com sabão e mergulha-se durante uma hora em água com carvão (1/2 xícara de carvão para 6 a 15 litros d’água). Depois, aplica-se uma compressa no local da picada, trocando-se a cada 15 minutos. Também ministra-se, a cada 2 horas, por via oral, durante três dias.

É importante lembrar que essas aplicações não devem substituir a busca de ajuda para a aplicação do soro contra o veneno de cobra, aranha ou escorpião.

Rins

Para combater as complicações infecciosas dos rins como insuficiência renal aguda e crônica

Feridas infectadas

Os curativos com carvão ativado absorvem bactérias, diminuem as secreções e reduzem o mau cheiro da ferida. O carvão é também usado em hospitais para curativos de úlceras varicosas infectadas e feridas pós-operatórias infectadas.

carvão

Dependência química

Como forma de tratar a dependência química, o carvão pode ser utilizado, tendo em vista que ele adsorve eficazmente muitas substâncias contidas nas bebidas, responsáveis pelos sintomas da intoxicação alcoólica aguda. Também ficou comprovado que o carvão é um absorvente eficaz de diversos alcaloides e principalmente da nicotina e da morfina.

Contra o envelhecimento

Para os que se preocupam com a longevidade do corpo, pasmem, o carvão também pode ser usado com este objetivo. Como o organismo, ao envelhecer, torna-se mais sensível aos agentes tóxicos, diversos geriatras comprovaram o efeito benéfico de uma dose diária e regular de 20 a 80 g (3 a 12 colheres de sopa) de carvão em pó, para pessoas de idade. A carboterapia bem conduzida pode regenerar o organismo e aumentar a longevidade.

A quantidade mínima de carvão utilizado deve ser igual a oito vezes a quantidade de tóxico ingerida. Quando a quantidade é desconhecida, administra-se, em caso de intoxicação aguda, 100 a 120 g (7 a12 colheres de sopa em água, o suficiente para formar uma sopa espessa).

É importante ressaltar que é aconselhável tomar o carvão em horário afastado das refeições, para evitar a possível absorção de vitaminas.

Como usar

O uso do carvão ativado consiste na ingestão de 1 a 2 cápsulas 3 a 4 vezes por dia.  Já na prevenção da ressaca, o ideal é tomar 1 g de carvão vegetal ativado antes do consumo de bebidas alcoólicas e 1 g após o consumo.

Efeitos colaterais

Nada em excesso faz bem, então fique ligado, pois a ingestão em excesso do carvão vegetal ativado pode causar vômitos, diarreia e prisão de ventre.

Em casos de envenenamento

Nestes, como em outros casos a procura de um médico é muito importante. A lavagem estomacal é um método empregado para tratar casos de envenenamento, mas o uso do carvão já demonstrou eficácia por ser bem mais fácil, econômico e eficiente.

Estima-se que 10 g (aproximadamente uma colher de sopa) de carvão pode absorver somente cerca de 3 g a 7 g de materiais tóxicos. Assim, em caso de envenenamento, é necessário que a dose de carvão a ser administrada seja oito a dez vezes superior à quantidade estimada em peso do veneno ingerido. Por isso é bom ter sempre este produto em caminhadas ou aventuras por lugares distantes longe do socorro médico.

Contraindicações

Vale lembrar que o carvão ativado é contraindicado em crianças menores de 18 anos, em pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula, obstrução intestinal, problemas gastrointestinais ou em pacientes que ingeriram substâncias corrosivas cáusticas ou hidrocarbonetos.

Outra recomendação importante é que a ingestão de carvão ativado na gravidez deve ser sob orientação médica. E se a pessoa estiver usando alguma medicação é melhor não usar o carvão, pois pode cortar o efeito do medicamento.

Visite o nosso site. Treme Terra

http://blog.tremeterra.com.br/2016/06/23/carvao-ativado-para-eliminar-as-toxinas/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]