7 dicas básicas para fazer trekking com segurança

Trekking

Quem é fã de esportes radicais certamente gosta de praticar trekking. Mas o que é esse esporte e o que lhe torna radical? O trekking é uma caminhada com grandes desafios como a trilha até o topo de uma montanha, a trilha para uma praia paradisíaca e pouco visitada. Essa modalidade, no entanto, requer cuidados e deve oferecer segurança para os praticantes. Conheça algumas dicas básicas para fazer o trekking com segurança.

Conheça o caminho

O primeiro passo para ter segurança é planejar o caminho que será percorrido. Com o conhecimento sobre as trilhas e os trechos mais íngremes e perigosos, o plano de execução facilita a sua ida e do seu grupo.

Pesquise sobre a previsão do tempo

É outro ponto básico para praticar o trekking com segurança. Não adianta planejar tudo e a trilha ter percursos molhados dificultando ainda mais o trecho, ou ainda, começar a chover a qualquer momento do passeio radical.

Consuma água, muita água

A água já é importante no nosso dia a dia, por isso, ao praticar um exercício físico o corpo exigirá hidratação extra. Pelo trekking ser um esporte que usa muito a capacidade muscular, o suor é uma das consequências da sua prática. Quando suamos perdemos muitos sais minerais e água que são fundamentais para o organismo, por isso, o consumo de água deve ser triplicado. Aproveite e leve bebidas isotônicas para repor os sais minerais e hidratar.

Preste atenção na alimentação

Sabemos que a prática de esportes radicais faz com que o corpo necessite de mais energia de tempos em tempos. Essa energia vem dos alimentos, escolha-os com cuidado para que eles não promovam o cansaço em vez de promover a energia. Nestes casos, os carboidratos complexos são os mais indicados: batata-doce, banana, sanduíches com pães integrais e outras frutas.

Vista-se adequadamente

As roupas são outro ponto importante para manter o praticante confortável e com os movimentos livres. Use roupas adequadas para o clima que enfrentará. Procure um bom calçado para a prática e divirta-se!

Tenha equipamentos de Trekking adequados

Os equipamentos importantes para o trekking são os canivetes, mochilas (que devem ir com apenas o essencial), garrafas térmicas, lanternas, vasilhames para alimentos, fogareiros e sacos de dormir, quando a intenção é passar a noite em algum lugar. Procure e pesquise todos os prós e contras de cada marca para não ter problemas posteriormente.

Faça uma preparação física

É essencial fazer algum tipo de treinamento para conseguir concluir as trilhas com segurança. Fazer exercícios para fortalecer os músculos das pernas, criar resistência cardiovascular e força são os mais indicados para a preparação física do esportista. O trekking lida com subidas e descidas bruscas e sem o preparo físico você pode ter um grande problema ao deparar com obstáculos durante o percurso.

Praticar trekking é uma delícia, sozinho ou acompanhado de um grupo, a diversão e o contato com a natureza estão garantidos. No entanto, como todo esportista, devemos pensar em primeiro lugar na segurança para ousar cada vez mais. Gostou das nossas dicas? Aproveite para curtir a nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades relacionadas aos esportes outdoor.

Acesse o nosso site e confira as novidades. Treme Terra

Rate this post
http://blog.tremeterra.com.br/2016/04/11/7-dicas-para-fazer-trekking-seguranca/
Deixe seu comentário