6 Melhores Destinos de Aventura da América do Sul

Destinos de aventura da América do Sul
Rate this post

A América do Sul é um lugar incrível e visitado por pessoas do mundo inteiro. Com montes gigantescos, vulcões e até geleiras polares, nosso continente é um prato cheio para quem busca paisagens de tirar o fôlego e desafios para lembrar pro resto da vida. Se você quer conhecer alguns desses destinos, confira a seleção que fizemos dos nove melhores destinos de aventura na América do Sul.

A maior montanha fora da Ásia: Monte Aconcágua, na Argentina

aconcagua

E essa lista dos melhores destinos de aventura da América do Sul já começa forte. O Monte Aconcágua é a maior montanha fora da Ásia. Localizado na Cordilheira dos Andes, próximo a Mendoza, na Argentina, o Aconcágua possui 6.962m de altitude. Um sonho para qualquer montanhista e um grande desafio físico e mental para quem decide enfrentar o cume.

O Aconcágua possui três acessos ao pico com diferentes níveis de dificuldade (em ordem): rota normal, Glaciar dos Polacos e Parede Sul. O condicionamento físico é importante para chegar ao topo da montanha e para enfrentar os 15 dias de jornada, o ar rarefeito e o frio extremo. Quem pretende atingir o cume irá encontrar expedições organizadas por agências de turismo que incluem guias, equipamentos e diversos opcionais.

Os caminhos Incas até a cidade de Machu Picchu, no Peru

machu-picchu

Não tanto na adrenalina, mas por ser uma verdadeira viagem no tempo, Machu Picchu é insuperável. E é claro que aqui nós vamos desconsiderar completamente os ônibus e carros que sobem até a cidade e citar o que realmente interessa: os Caminhos Incas — uma série de trilhas que culminam na antiga cidade de Machu Picchu. Tem para todos os gostos, passando por montanhas, saindo de países como Bolívia e Argentina, para ir a pé ou bicicleta, com diferentes desafios, paisagens e histórias. Aqui vai a lista:

  • Salkantay
  • Vilcabamba
  • Choquequirao
  • Vale de Lares
  • Qollasuyo
  • Iskawaya
  • Choro
  • Pukara de Quitor
  • Llullaillaco
  • Ingapirca
  • Cojitambo

Em breve faremos um post falando sobre cada um desses caminhos. Então fique ligado.

O paraíso de aventuras: Deserto do Atacama, no Chile

atacama-lago

Falando em destinos de aventura da América do Sul, não podemos deixar de citar o Atacama. Simplesmente o deserto mais árido do mundo. Isso faz do Deserto do Atacama um paraíso de aventuras. E tem para todos os níveis de aventureiros, desde passeios a cavalo pelo deserto e banhos em piscinas sulfurosas naturais até subidas a grandes vulcões das cordilheiras dos andes. E para quem gostou dessa última ideia, saiba que o Atacama é a casa de Ojo del Salado, o maior vulcão ativo do mundo.

Outra informação importante sobre o Atacama é que a cidade de San Pedro de Atacama é muito bem estruturada para receber turistas (na medida do possível dentro desse deserto), contando com agências de turismo a cada esquina que oferecem passeios e guias para todos os gostos, bolsos, tempo disponível e capacidades físicas.

A descida de rapel em Salto Ángel, na Venezuela

angel-falls-large

Quase 1km de queda — para ser mais preciso, 979 metros (dos quais 808 são ininterruptos). Essa é a altura do Salto Ángel, o maior salto do mundo. Um destino de aventura da América do Sul inesquecível e ainda mais desejável para praticantes de rapel. Se você se interessou por ele, saiba que Salto Ángel é considerado o mais inóspito rapel do planeta.

Uma visita ao Vulcão Chimborazo, no Equador

chimborazo

O Aconcágua pode ser a maior montanha fora da Ásia, mas o vulcão Chimborazo detém um recorde que não fica nenhum pouco abaixo: o ponto mais alto do mundo em relação ao centro da Terra. Isso mesmo. Não existe ponto na superfície do nosso planeta que se afasta mais do centro do que esse monstro. E isso inclui o Everest. Esse fato se deve porque, como padrão, as montanhas são medidas por altitude. Ou seja, a distância vertical entre o nível do mar e o cume.

Um dado curioso é que a Terra não é completamente redonda. Ela apresenta um formato de uma esfera achatada, o que faz com que a distância entre a superfície dos polos em relação ao centro do planeta seja menor que a mesma relação na Linha do Equador. E por isso, o verdadeiro ponto mais alto do planeta, em relação ao centro da Terra é o Chimborazo (com uma diferença com o Everest de aproximadamente 2km).

Uma das maiores reservas de água do Perito Moreno, na Argentina

perito-moreno-glacier-tour-trekking

Dos destinos de aventura da América do Sul, Perito Moreno se destaca por ser uma das mais importantes reservas de água doce do mundo. Suas geleiras se estendem por mais de 5km e podem atingir mais de 60m de altura. Não é um destino que exige muito condicionamento físico ou experiência. Mas vale a pena pelo visual que parece ser de outro mundo, como pela experiência de caminhar sobre as geleiras extremas do sul do continente.

Muitas agências de turismo na região oferecem trekkings guiados. Normalmente são encontrados em duas modalidades: minitrekking e Big Ice. O primeiro é uma caminhada leve de cerca de duas horas, o segundo dura cerca de seis horas. Nos dois casos, o viajante irá enfrentar um ambiente extremamente frio e deverá usar roupas especiais, além de garras nos calçados, para evitar escorregar.

Das montanhas à praia: conheça Taynora, na Colômbia

Imagem relacionada

O Parque Nacional Natural Taynora fica em Santa Marta, na Colômbia, e é rico em paisagens naturais. O parque abrange 12 mil hectares de floresta e os picos nevados, de Colón e Bolívias, os pontos mais alto da Montanha de Serra Nevada. O acesso de carro só pode ser feito até o início do parque, depois, é possível realizar a trilha caminhando ou com o auxílio de um cavalo. Não se esqueça de levar roupas adequadas para fazer o trekking.

Do ponto mais alto até o nível do mar, o parque também conta com praias abertas à visitação. Trazendo dois cenários diferentes, os visitantes que gostam de aventuras na água, também, podem praticar o surfe na praia Los Naranjos, um dos locais de competição desse esporte na região. Para chegar ao parque, as agências de turismo da cidade oferecem o transporte até a entrada. Os interessados podem se hospedar na cidade ou acampar em áreas de campings no próprio parque.

Destino de aventura no fim do mundo de Ushuaia, na Argentina

Imagem relacionada

Ao extremo sul da Argentina, a cidade de Ushuaia é conhecida como a “Cidade do Fim do Mundo”. O Parque Nacional Tierra del Fuego traz aos visitantes a possibilidades de fazer um trekking de cerca de três horas pela floresta e pela baía local. Para quem curte esportes radicais, a região é propícia para andar de moto, trenó na neve, esquiar e fazer snowboard. Por isso, não se esqueça de levar roupas de frio e botas para esse tipo de aventura. Os visitantes podem se hospedar em Ushuaia e procurar agências locais para fazer os passeios.

O monte mais alto dos tupis amazônicos em Monte Roraima, no Brasil

Imagem relacionada

No Brasil, um destino para os amantes da aventura é o Monte Roraima. A formação rochosa em formato de mesa tem 2.734m de altitude e o trekking até o monte se junta aos mais conhecidos da América do Sul e tem duração de seis dias. Ao longo do período, você passará as noites em acampamentos e, também, aproveitará para apreciar as mais belas paisagens.

A jornada começa em Boa Vista, capital de Roraima, passando por Santa Elena de Uairen e, depois, Paraitepui, uma comunidade indígena na Venezuela. A subida ao monte se inicia pelo território venezuelano, pois a caminhada só pode ser feita por esse caminho. Mas não faça a viagem sozinho, procure uma agência de viagem em Boa Vista para organizar os transfers, as hospedagens e as licenças necessárias para entrar no parque.

Depois de ver todos esses destinos de aventura, a vontade de colocar a mochila nas costas, pegar os equipamentos de trekking e encarar esses desafios só aumenta. A América do Sul abriga muitos destinos para se aventurar e praticar esportes radicais. Se você gostou desse artigo, assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades do nosso site.

http://blog.tremeterra.com.br/2016/06/06/destinos-de-aventura-da-america-do-sul/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]