Cutelaria para trekking: como escolher facão e canivete?

Rate this post

Roberto é um jovem ativo com sede de aventura, que está se preparando para uma jornada incrível pelo interior do Brasil. A modalidade que Roberto pratica é o trekking! Só que Roberto está com um problema: que tipo de faca escolher para a sua caminhada?

A cutelaria pode ser a diferença entre ser bem-sucedido ou passar por algumas situações ruins, além de ser item indispensável em qualquer mochila.

Se, assim como Roberto, você também está na dúvida sobre qual tipo de lâmina se encaixa melhor na sua aventura não se preocupe mais. Neste post vamos te explicar como escolher da melhor maneira a cutelaria para trekking. Confira!

As lâminas

Ao sair em busca de aventura na natureza é muito importante que tenhamos um objeto cortante para qualquer adversidade. Essa ferramenta poderá ser utilizada para cortar alimentos, auxiliar na montagem do abrigo, cortar a roupa de alguém ferido no caminho, realizar consertos e diversas outras atividades, além de ser considerado um item de segurança.

Existem dois tipos de lâminas que podem suprir quase todas as suas necessidades em um trekking:

Facão

Uma lâmina comprida que pode ser utilizada das mais diversas formas, e é essencial para qualquer caminhada em local de mata fechada. O facão pode ser considerado um intermediário entre a faca e o machado, sendo capaz de sanar problemas que poderiam ser resolvidos por esses dois tipos de lâminas.

Um bom facão pode servir para limpar o local de acampamento, abrir caminho em meio a mata, cortar galhos grossos para criar um abrigo e até mesmo afastar animais selvagens encontrados pelo caminho.

Canivete

Menor do que uma faca e com muito mais utilidades, o canivete é um item indispensável em qualquer passeio ao ar livre. Com pouco peso e facilidade de se carregar devido aos modelos retráteis, o canivete pode ser empregado em atividades leves como descascar frutas, preparar alimentos, cortar linhas e cordas para o acampamento.

Existem inúmeros modelos que podem ser empregados para as mais diversas atividades. Basta que você analise qual a necessidade de sua atividade para escolher um modelo que melhor se adéque.

A cutelaria para trekking

Para que você não perca horas dentro da loja olhando para todas as facas, facões e canivetes disponíveis sem saber o que escolher, vamos apresentar algumas perguntas que poderão ser feitas antes de encontrar a lâmina ideal:

Para que vou usar?

Qual será a função da lâmina e por quanto tempo ela será utilizada? Em qual terreno e para quais atividades ela será empregada? Ao responder essas duas perguntas você já eliminará boa parte de facas de sua lista.

Por que preciso de uma lâmina?

Falamos sobre as inúmeras atividades em que as lâminas podem ser empregadas. Porém é interessante que quando você for adquirir sua faca você tenha em mente uma atividade-chave, pois a depender do material do qual ela é feita, pode não se adequar a essa atividade.

Qual é o desempenho esperado?

Existem diversos fabricantes de cutelaria e lâminas de várias qualidades. Algumas são feitas em larga escala com qualidade inferior e outras são limitadas e superiores em termos de material.

Escolher uma lâmina apenas pelo preço pode te trazer inúmeros problemas quando você estiver sozinho na natureza e não poder contar com sua faca. Sempre preze por qualidade, mesmo pagando um pouco mais.

Agora que você e o Roberto (lembra dele?) já conhecem um pouco mais de cutelaria para trekking, poderão escolher com muito mais certeza um bom facão ou canivete para a sua próxima aventura. Em nosso site você encontrará diversas opções para auxiliar você em sua jornada!

https://blog.tremeterra.com.br/2018/03/14/cutelaria-para-trekking-como-escolher-facao-e-canivete/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]