5 cuidados para fazer uma viagem de aventura com segurança

1 (20%) 2 votes

Sem os devidos cuidados, uma viagem de aventura, que era para ser divertida e inesquecível, pode ser tornar um verdadeiro pesadelo. Afinal, a desqualificação dos profissionais e dos serviços prestados por empresas podem gerar graves problemas e, até mesmo, acidentes fatais.

O papo aqui não é brincadeira. Pelo contrário: o assunto precisa ser levado muito a sério — uma vez que não são raros os casos de notícias informando a morte de atletas e demais praticantes de esportes radicais por falhas humanas ou em seus equipamentos.

Para evitar possíveis tombos, cortes e outros tipos de acidentes, reunimos abaixo alguns cuidados essenciais para os amantes da adrenalina. Preste atenção a estes aspectos e garanta assim um passeio mais seguro. Vamos lá?

1. Equipamentos

Quem já experimenta há um tempo o mundo proporcionado pelas viagens de aventura, sabe muito bem que ter bons equipamentos é pré-requisito. Entretanto, alguns pensam que tais acessórios não passam de um mero detalhe. E acredite: esse pensamento é totalmente equivocado.

Para ter um momento indescritível — sem abrir mão da segurança — é fundamental adquirir equipamentos de qualidade e preocupar-se ainda com a forma de armazenamento deles. Lembre-se que, no final das contas, sua diversão, e porque não sua vida, dependerá deles.

Faça um bom planejamento financeiro em relação aos equipamentos, comprar um produto de qualidade sempre será a melhor saída a curto, médio e longo prazo.

2. Hidratação

Hidratar-se é algo que muitas vezes fica em segundo plano quando estamos planejando nossa viagem. Estudos e profissionais da saúde advertem que durante o exercício é importante tomar água a cada 15 ou 20 minutos. Portanto, garanta um armazenamento de água que será suficiente para toda a jornada.

Como a viagem de aventura exige muito esforço, nada mais sábio do que se manter hidratado para conseguir encarar todo os desafios, certo? A desidratação pode causar dores musculares, fadiga, alteração dos sentidos e até desmaio. Cuide-se!

Porém, imprevistos acontecem e sua água pode vir a acabar. Não fique desesperado, correndo atrás de uma fonte de água que, aparentemente, está limpa. Líquidos em ambientes naturais podem conter micro-organismos, como bactérias. Saiba que você pode purificar água de diferentes formas, garantindo que seu passeio não acabe mais cedo.

3. Alimentação

Pense bem: comer inúmeras bobagens, incluindo aqueles clássicos fast food pesados e depois encarar uma trilha ou ainda praticar mergulho. Parece que tais atitudes não combinam, não é mesmo?

Diferente das viagens tradicionais, aqueles que estão realizando uma trip focada em esportes outdoor precisam se atentar em relação à alimentação. Tenha em mente que o passeio vai exigir do seu organismo, por isso ele precisa estar em perfeito funcionamento.

Portanto, aposte em uma dieta equilibrada que proporcionará todo o pique necessário para enfrentar a jornada. Busque trazer consigo alimentos não perecíveis e que sejam de fácil manuseio, optando por enlatados, frutas secas e instantâneos.

4. Preparo físico e emocional

Pode apostar: esse tipo de passeio colocará à prova tanto o seu corpo quanto a mente. Portanto, não faça o turismo de aventura despreparado.

Saiba, de antemão, que não basta apenas ter a vontade de realizar essa modalidade de turismo. É necessário ter condicionamento físico, o que só é conquistado com a prática regular de atividades físicas.

Além do mais, trabalhe o seu psicológico, assimilando a ideia de que essa é uma oportunidade única, que trará inúmeros benefícios. Um deles é o crescimento pessoal.

5. Noites de sono

Para ter as energias recarregadas para o dia seguinte é essencial ter uma boa noite de sono. Por isso, escolha bem o lugar para seu repouso. Além do mais, tenha atenção no momento de comprar uma barraca, certificando-se de que o tamanho é o ideal, analisando o design e o material.

Caso opte por sacos de dormir, vale a pena verificar as seguintes questões: capuz, colarinho térmico, caixa para os pés, bolsos, local da costura e, claro, o tamanho.

Você sabe muito bem que não é nenhum super-herói indestrutível. Pelo contrário: um erro mínimo é o suficiente para causar um acidente e deixá-lo realmente machucado. Então, siga os cuidados citados e tenha assim uma viagem de aventura sem riscos, combinado?

Agora é a sua vez! Conte para nós o que achou do conteúdo. Gostou das dicas? Achou elas úteis? Deixe um comentário!

https://blog.tremeterra.com.br/2017/05/23/cuidados-para-fazer-viagens-de-aventura/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]