Conheça os mais sensacionais picos de escalada no Brasil

Rate this post

Escapar da rotina com uma viagem é sempre uma experiência prazerosa. As expectativas podem ser superadas quando é possível unir um passeio com práticas esportivas, como a escalada.

Para isso, não é preciso ir muito longe: conheça neste post os melhores destinos para se praticar escalada no Brasil e escolha sua próxima rota!

Serra do Cipó (MG)

Para quem deseja testar seus limites, a Serra do Cipó é conhecida como um grande desafio às capacidades do escalador. A área de proteção ambiental apresenta um relevo bem acidentado e muitas belezas naturais, com direito a cachoeiras, nascentes e uma das floras mais diversificadas do mundo.

A época mais indicada para visitas é de abril a setembro, período de seca, pela facilidade em cruzar os rios. De novembro a maio, há muitas chuvas impedindo algumas atividades — visto que as trilhas passam dias fechadas.

Chapada Diamantina (BA)

Considerada por muitos como o maior potencial de escalada do país, a Chapada Diamantina reúne escaladores de todos os níveis de dificuldade, abrindo possibilidades até para as crianças. A região possui empresas especializadas para a prática de rapel e escalada.

Contando com um mosaico de vegetação, que inclui caatinga, cerrado, campos rupestres e diferentes tipos de mata, a região é classificada como uma das mais bonitas do país. Para aproveitar a viagem e essas belezas, vale a pena conhecer os principais roteiros do local: Morro do Pai Inácio, Gruta da Pratinha, Cachoeira da Fumaça, Ribeirão do Meio, Gruta da Lapa Doce e Poço Encantado.

Serra Caiada (RN)

Localizada no município de mesmo nome, no agreste potiguar, a Serra Caiada é uma cadeia de formações montanhosas antigas (está entre as elevações mais arcaicas do continente) e oferece mais de setenta vias de escalada, de níveis que vão do iniciante ao experiente.

O acesso fácil (a cidade fica às margens da rodovia BR-226) e as lindas paisagens proporcionadas pela vegetação de caatinga atraem muitos praticantes. O local já sediou encontros regionais, como o Encontro de Escaladores do Nordeste, em 2012.

Pedra do Baú – São Bento do Sapucaí (SP)

Para quem mora no interior paulista e tem pouco tempo para uma viagem longa, mas não quer deixar de se aventurar, a Pedra do Baú é uma ótima opção. O local apresenta um complexo de três grandes formações rochosas — Bauzinho, Baú e Pedra da Ana Chata — e altitude máxima de 1.950 metros. É possível acessar a área partindo de Campos do Jordão ou São Bento do Sapucaí.

Há diversos níveis de dificuldade para a escalada, garantindo tanto a aprendizagem para quem está começando quanto o aperfeiçoamento para quem já possui técnica e experiência. Se necessário, também existem guias preparados para dar instruções e acompanhamento durante o trajeto.

Esses são alguns dos incríveis lugares para praticar escalada no Brasil e que valem a pena serem visitados. É sempre bom lembrar que o uso de equipamentos e o respeito aos limites do corpo e do ambiente são medidas essenciais para garantir a segurança e a diversão de todos os praticantes. Agora é só marcar sua próxima viagem e se divertir!

Gostou do nosso post de hoje? Então confira também quais equipamentos você deve levar nas suas aventuras!

https://blog.tremeterra.com.br/2017/05/22/conheca-os-picos-de-escalada-no-brasil/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]