Barracas impermeáveis: como escolher as melhores

3 (60%) 3 votes

Muitas pessoas, depois de uma semana cheia de trabalho, procuram passear em lugares bonitos ou praticar atividades que deem a sensação de bem-estar.

Fazendo isso, conseguem tirar da mente os problemas do dia a dia, aliviar o estresse e recuperar o fôlego para a próxima semana.

Esse também é o seu caso? Se for, você com certeza se preocupa com a sua segurança nesses passeios, principalmente ao fazer atividades como trilhas e acampamento.

Na hora de acampar, é importante garantir que a aventura não fique desgastante, desconfortável ou arriscada demais. O primeiro passo para isso é levar barracas impermeáveis na viagem.

Pensando nisso, separamos algumas dicas práticas que vão ajudar você a escolher as melhores barracas impermeáveis para fugir da rotina sem passar sufoco. Veja quais são!

A importância de usar materiais impermeáveis

Escolher o que levar na hora de fazer uma trilha e acampar não é uma tarefa nada fácil. A sugestão aqui é sempre optar por materiais impermeáveis, desde as suas botas até a sua barraca.

Em locais úmidos e frios, as botas impermeáveis podem ser de grande ajuda para manter seus pés secos e quentes.

O mesmo se dá com as barracas, que, em alguns momentos, podem ser seu único abrigo, como no caso de uma tempestade.

A impermeabilização de um material, especialmente o tecido das barracas, é feita com produtos químicos, e por isso, com o tempo, esse material perde parte da sua função protetora.

Para emergências, é sempre adequado ter um spray que renove essa camada. Basta aplicá-lo no local e você já terá uma grande ajuda em casos de chuva.

5 dicas simples para fazer uma escolha certeira

Pare e pense na seguinte situação: você reservou um fim de semana para fazer trilhas próximo a uma linda cachoeira e aproveitar para acampar no local. Mas, durante a noite, cai uma chuva torrencial, e você descobre da pior forma que a sua barraca não é tão impermeável quanto deveria.

Como você se sentiria? Descansaria o suficiente para aproveitar o dia seguinte com o máximo vigor? Dificilmente.

O fato é que não vale a pena correr o risco de procurar uma atividade relaxante e acabar passando estresse por escolher mal os equipamentos.

Para garantir que durante uma chuva intensa a água não entre na sua barraca, você deve prestar atenção a alguns pontos importantes na hora de comprar a sua barraca impermeável.

Para escolher bem, faça o seguinte:

1. Tenha cuidado com a qualidade do produto

Na hora de escolher algum produto impermeável, sua principal preocupação deve ser a qualidade daquilo que você pretende comprar. Escolher determinada barraca só porque é a mais barata no mercado é um grande erro.

Antes de comprar qualquer coisa, aproveite as facilidades da internet para pesquisar qual o tipo de material que mais se enquadra no seu perfil.

Depois de decidir qual o tipo de barraca que melhor atenderá suas necessidades, é hora de pesquisar as marcas disponíveis.

Verifique também os sites de reclamação do consumidor. Assim, você saberá quais marcas costumam apresentar problemas de fabricação que podem comprometer a sua segurança.

Além disso, mesmo as melhores marcas podem apresentar problemas em alguns casos. Consultar as avaliações de outros compradores te ajudará a saber quais delas oferecem melhor atendimento ao consumidor nessas situações.

2. Fique de olho na coluna de água

A coluna de água serve para medir a resistência do tecido à chuva nas barracas impermeáveis. Mas o que isso realmente significa?

É feito um teste de pressão hidrostática, ou seja, um teste da força exercida pela água no material. Ele mede o quanto a barraca aguenta até que a chuva comece a penetrar no tecido.

A partir disso, são realizados cálculos e é definida a quantidade de chuva por metro quadrado que a barraca impermeável aguenta.

Sendo assim, uma coluna de água de 1.000 mm está indicando que pode chover 1.000 litros em um metro quadrado sem que entre água na barraca.

Essa informação deve aparecer na embalagem do produto, e o mínimo para passar em uma chuva ao ar livre é de 800 mm de água. Quanto maior for essa medida, maior será a sua segurança nessas situações.

3. Verifique se as costuras são seladas

Depois de selecionar adequadamente qual é a coluna de água que deseja, você deve se preocupar com as costuras.

Ao ser costurado, o tecido acaba formando pequenos furos por onde passa a linha. Por isso, no momento em que começar a chover, pode passar água por esse furos, molhando você e os seus pertences.

A selagem da costura acontece quando esses furinhos são tampados. Geralmente, essa selagem é feita por uma espécie de fita adesiva siliconada, que impede a entrada de água nas brechas da linha costurada.

Na hora de comprar a sua barraca impermeável, não se esqueça de verificar essa informação com o vendedor. Assim, você evitará passar por apuros quando chover.

4. Analise o sobreteto

Atualmente, existem vários modelos de barracas impermeáveis. Para sua segurança, escolha os modelos em que o sobreteto seja completo, ou seja, em que a capa da parte de fora da barraca cubra-a completamente, até o chão.

Esse tipo de cobertura também é impermeabilizada e dificulta a entrada da água na barraca. Além disso, o sobreteto adequado faz com que o ambiente interno se mantenha na temperatura adequada.

Outro benefício de ter um sobreteto completo é que essa parte da barraca tem alguns pontos de fixação no chão. Eles fazem com que a estrutura se mantenha estável mesmo em situações em que o vento é muito forte.

Por isso, caso ocorra uma ventania, você dificilmente ficará desconfortável ou perderá o seu abrigo se escolher um sobreteto completo.

Escolher barracas impermeáveis pode parecer uma tarefa simples à primeira vista, mas fica claro o quanto está envolvido nisso e como esse tipo de decisão afeta a qualidade das suas viagens. Em tudo que envolve esportes radicais e aventura, é vital sempre se informar e buscar itens de qualidade.

Gostou de saber como escolher as melhores barracas impermeáveis? Quer saber mais sobre como aproveitar ao máximo as suas viagens de acampamento? Entre em contato com a nossa equipe, vai ser um prazer te ajudar!

http://blog.tremeterra.com.br/2017/10/02/barracas-impermeaveis-como-escolher-as-melhores/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]