Conheça 4 estratégias de airsoft para usar em seus jogos!

5 (100%) 3 votes

Para quem gosta de aventura e jogos de estratégia, o airsoft é o esporte ideal! Muitos dos seus adeptos buscam se aprofundar e procuram mais informações sobre treinos e táticas que vão melhorar seu desempenho no jogo e ajudar a eliminar os oponentes.

Para você e sua equipe fazerem sucesso na próxima competição, confira 4 estratégias de airsoft que você precisa colocar em prática já!

1 – Reconheça o terreno 

Uma estratégia militar clássica e muito utilizada nos jogos de airsoft é o reconhecimento do terreno. Esse passo é primordial para que se possa traçar as melhores estratégias e evitar surpresas.

Assim, é necessário fazer um estudo completo do local do jogo e ficar atento a detalhes, como diferentes ângulos de visão, possíveis obstáculos, áreas abertas, elevações ou matas, esconderijos, entre outros. 

Toda tática de jogo deve se adaptar ao local de combate, assim você não perde tempo e ainda consegue otimizar seu esquema de jogo e pensar em múltiplas possibilidades de ataque. 

2 – Aprimore a comunicação 

Você não conseguirá se sair bem no jogo de airsoft se não se comunicar com o resto do time de forma eficiente. Uma forma bem popular de comunicação durante o jogo é por meio de transmissão de rádio. Porém, é preciso buscar um local sigiloso para falar de forma que você não atraia a atenção dos inimigos. 

Uma forma silenciosa de comunicação é por meio de sinais e gestos. É rápido, prático e silencioso, ou seja, excelente para não chamar atenção. Existe uma série de gestos táticos que sua equipe pode praticar, e eles precisam estar bem afiados na hora do jogo para que nada dê errado! 

3 – Invista em diferentes tipos de movimentação 

Durante o jogo, estar em movimento é fundamental. Se você ficar muito tempo em uma posição, as chances de ser atingido aumentam. Dependendo do terreno e da situação, existe uma série de movimentações táticas que você pode adotar durante o jogo. Confira algumas destas possibilidades:

Movimentação em diamante

É uma movimentação bem versátil e segura, boa para terrenos mais acidentados ou combates noturnos. Os membros da equipe ficam posicionados em quatro pontas, como o formato de um diamante.

Use esta estratégia quando for adentrar no território oponente. Para evitar uma emboscada, mantenha uma boa distância de 3 até 5 metros de afastamento. 

Movimentação em corredor

Esta movimentação é indicada para momentos em que é necessário se deslocar por uma área mais aberta, como uma trilha, de forma rápida, e evitar o ataque inimigo. O objetivo é que a equipe fique bem dispersa e espalhada. O afastamento mínimo pode chegar até 12 metros. 

Os líderes ficam no centro e o restante se espalha em colunas pelo local, uns na frente, outros mais atrás, como se estivesse formando um “W”. Desta forma, a possibilidade de uma emboscada é bem menor. 

Movimentação em V

Para locais totalmente abertos, esta posição é uma boa opção. Um membro da equipe vai na frente, reconhecendo o terreno, e os outros seguem atrás, mais dispersos e afastados, como se fosse um “V” invertido. 

Por mais que essa movimentação seja boa para grupos grandes, é sempre melhor não envolver a equipe inteira nessa mesma posição. Isso porque o time adversário pode ter um franco-atirador em uma posição estratégica, portanto, o risco de uma ataque em massa é grande. 

4 – Assuma um papel durante o jogo

Uma vez definido o estilo da movimentação, é preciso pensar na posição em que cada membro terá no combate. Uma forma de determinar isso é pensar que cada jogador assume um papel no jogo.

Para cada papel, existe um conjunto de ações individuais e posições estratégicas que contribuem para o sucesso de todo o time. O líder deve pensar nos atributos de cada membro na hora de designar os papeis e estudar formas de posicionamento que não comprometam a função de cada um. 

​A vitória nem sempre é uma questão de sorte, mas de preparação. Com as estratégias de airsoft certas, seu time vai triunfar no próximo combate!  

Quais outras táticas de airsoft você costuma colocar em prática durante seus combates? Compartilhe com a gente nos comentários!

http://blog.tremeterra.com.br/2017/10/03/conheca-4-estrategias-de-airsoft-para-usar-em-seus-jogos/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]