Saltar de paraquedas: descubra mais sobre essa incrível sensação

1.7 (33.33%) 3 votes

Os esportes radicais são muito procurados por nós, que gostamos de nos manter em contato com a natureza e ter aquela adrenalina. Ainda mais em um país com fauna e flora tão ricas, onde são inúmeros os benefícios para quem pratica atividades ao ar livre.

Dentro destes esportes, saltar de paraquedas está entre os que se destaca. Poder saltar de grandes alturas em lugares espetaculares é uma das melhores sensações que podemos ter em contato com o nosso mundo. Vamos conhecer um pouco mais sobre esta sensação no post de hoje. Confira!

A preparação para saltar de paraquedas

Para estar habilitado para o salto de paraquedas, é necessária uma preparação. Apesar de ser um esporte altamente seguro, existem alguns riscos para quem não está devidamente preparado. Logo, para poder saltar de paraquedas ou se tornar um paraquedista, existem 4 maneiras:

  • Fazer o curso ASL (Accelerated Static Line);

  • Fazer o curso AFF (Advanced Free Fall);

  • Participar de um Salto Duplo;

  • Treinamento em túnel de vento.

O primeiro salto, no curso ASL, é feito junto com as aulas, e a altura é de aproximadamente 4000 pés, cerca de 1200 metros. Em comparação, no curso AFF, saltamos logo de cara de uma altura de 12 mil pés.

No curso de ASL, o aluno realiza o primeiro salto onde a fita (Static Line) é quem faz a abertura do paraquedas.

As dicas para saltar de paraquedas

Encontre um local próximo e certificado

Encontrar um local próximo garante que você possa, previamente, conhecer o lugar onde fará o salto, ter contato com os instrutores e que possa visitar quantas vezes achar necessário até sentir a confiança necessária para fazer a sua inscrição.

Um lugar certificado traz a segurança de que você está na mão de profissionais altamente qualificados e que sabem tanto instruir o aluno durante as aulas quanto cuidar dos equipamentos para que o salto ocorra normalmente.

Comece com um salto duplo

O salto duplo é a maneira mais simples para quem deseja saltar de paraquedas, pois você pula acompanhado de um instrutor, que é responsável por realizar todas as ações envolvidas no salto. Nesse caso, o equipamento é feito para suportar um peso maior. Por isso, é uma boa alternativa para quem não deseja passar pelos cursos.

Os números sobre o paraquedismo

  • Para saltar existe uma idade mínima de 15 anos;

  • O paraquedas demora cerca de 4 segundos para abrir;

  • O equipamento suporta um peso de até 300 kgs;

  • A queda livre tem a duração entre 30 a 45 segundos para um salto de 12 mil pés de altura;

  • A velocidade, durante a queda, chega a atingir 220km/h.

Os riscos caso o paraquedas não abra

Ao longo do tempo, a fabricação de equipamentos para saltar de paraquedas sofreu uma grande evolução. Tanto que nos — extremamente raros — acidentes que acontecem, eles são causados por falta de manutenção adequada ou por uma falha humana. Por isso, a importância de estar preparado.

Ainda assim, existe um equipamento integrado com o paraquedas reserva, chamado de Dispositivo de Abertura Automática do Reserva (DAAs). Este computador monitora a sua altura durante o salto, e é o responsável por ativar o equipamento reserva em caso de algum possível problema com o principal.

Se você gostou deste artigo e quer conhecer mais sobre paraquedismo e esportes ao ar livre, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades!

http://blog.tremeterra.com.br/2017/06/29/saltar-de-paraquedas-descubra-mais-sobre-essa-incrivel-sensacao/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]