Dicas e lugares para praticar rapel com segurança

5 (100%) 3 votes

Imagine o quanto é radicalmente emocionante estar a milhares de quilômetros de distância do chão, aproveitando a vista de grandes montanhas, cachoeiras e até lindas cidades esculpidas pelo homem. Por meio da prática do rapel é possível sentir toda essa adrenalina e muito mais com total segurança.

O rapel pode ser praticado por qualquer pessoa, desde que tenha total preparo e segurança. É um esporte radical perfeito para iniciantes que têm no sangue uma pitada de radicalismo e fogem de esportes convencionais.

Para praticar rapel é necessário ter equipamento adequado, bons instrutores e escolher o local certo. Confira abaixo algumas dicas e lugares mais conhecidos para quem quer se aventurar na prática do esporte! 

Quais cuidados são necessários para praticar rapel?

Existem 3 pré-requisitos principais para a prática de rapel: estar bem fisicamente, estar psicologicamente preparado e ter técnicas precisas para sobressair das adversidades. Para iniciantes, a técnica ficará por conta do auxílio de um profissional da área, que deverá orientá-lo em todo o percurso.

Para praticar rapel o equipamento necessário é:

  • Corda que suporte mais de 1 tonelada, tenha comprimento ideal para os locais comuns em que se pratica o esporte e, de preferência, que não absorva água;
  • Freio 8: equipamento em forma de 8 que controla a descida e subida, travando através do atrito com a corda;
  • Cadeirinha: espécie de cinta ajustável na cintura e pernas que liga a pessoa à corda pelo freio 8;
  • Luvas: proteção para as mãos, que estão em contato constante com a corda e, pelo atrito, pode escorregar ou queimar;
  • Capacete: protege a cabeça de condições adversas em subidas, tais como objetos que causem traumas;
  • Mosquetão: prende o freio 8 à cadeirinha e também prende a corda aos pontos de fixação no local onde está sendo feito o rapel. Pode resistir a pesos acima de 3 toneladas;
  • Anel de fita: prende a corda nos pontos de fixação e evita que ela se desgaste com mais facilidade.

Com o equipamento completo, é preciso planejar bem o local onde irá praticar rapel. No Brasil existem muitos lugares certificados para a prática, com profissionais experientes, que orientam do início ao fim os iniciantes.

Quais os lugares mais famosos no Brasil para praticar rapel?

BROTAS/SP

Em Brotas, interior paulista, é possível praticar rapel pela primeira vez com auxílio de profissionais e o melhor, curtindo um refrescante banho de cachoeira. A cachoeira Santa Eulália, por exemplo, tem 45 metros e pode ser escalada em 3 horas até por crianças(com altura superior a 1,40m), contando com uma vista incrível e relaxante.

CHAPADA DIAMANTINA/BA

Um dos pontos mais famosos do rapel brasileiro, a Chapada Diamantina e, especificamente, a Gruta do Lapão, possui local de acesso tranquilo e vista perfeita, com pequenos riachos à beira do caminho e descida negativa nos seus 50 metros, ou seja, sem apoio. Adrenalina pura!

CATARATAS DO IGUAÇU/PR

Em 55 metros de descida negativa estão os paredões das Cataratas do Iguaçu. Adrenalina nas alturas! O que vale é o frescor das águas refrescantes desse lugar e um visual de perder o fôlego!

PEDRA DA TARTARUGA/RJ

Na floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro, fica a Pedra da Tartaruga, local perfeito para praticar rapel em toda sua plenitude. Para descer seus 100 metros de rapel, a Pedra da Tartaruga tem de ser explorada até o cume por meio de uma trilha. Ao final da descida, as águas límpidas e frescas do mar convidam a descansar desse desafio maravilhoso!

Que tal começar a praticar rapel hoje mesmo? Conte pra nós o que achou dessas dicas e fique ligado em nossos posts!

https://blog.tremeterra.com.br/2017/07/04/dicas-e-lugares-para-praticar-rapel-com-seguranca/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]