Muitas pessoas ligadas ao ecoturismo se perguntam sobre como ser um escoteiro. Algumas acreditam que a atividade está restrita apenas aos mais jovens, enquanto outras acham que o escotismo nunca chegou ao Brasil.
Já de antemão, podemos responder essas duas perguntas de maneira bem rápida: não existe limite de idade para se tornar um escoteiro, existem diferentes divisões dentro do escotismo que são separadas por faixa etária.
E o escotismo chegou, sim, ao Brasil, e conta com mais de 80 mil membros em todo território nacional. São mais de 1.000 grupos que ajudam a disseminar conhecimento sobre o meio ambiente, preservação ambiental e outras informações relacionadas ao ar livre.
No post de hoje, nós falaremos mais a respeito desse tema curioso e informaremos como você pode fazer parte deste fantástico movimento que já ultrapassa os 100 anos de idade.
Pronto para saber mais? Continue sua leitura até o final!
O que é ser escoteiro?
Ser escoteiro, é, antes de mais nada, estar de acordo e ativamente engajado com os valores que norteiam o escotismo. Esses valores são a lealdade, respeito e responsabilidade. Como é de se esperar, esses princípios não só permanecem entre o grupo como são expandidos para todas as atividades realizadas ao ar livre.
O comprometimento é voluntário e todos devem seguir a Lei Escoteira para poder continuar ativamente no seu grupo. Ao todo, são 10 leis e 9 virtudes que norteiam o comportamento e a atividade daquele que deseja seguir o caminho proposto pelo escotismo.
Essas leis e virtudes falam sobre estar apto a ajudar o próximo e a respeitar suas posses em qualquer momento, ter disciplina, a prática constante de boas ações entre outros aspectos pessoais importantes para o meio ambiente e sociedade.
Além desse aspecto social, um escoteiro precisa aprender ao longo da sua trajetória inúmeras habilidades que são importantes na sobrevivência no meio ambiente e até mesmo na vida pessoal.
O que é necessário para ser um escoteiro?
Para ser um escoteiro é preciso ter pelo menos 6 anos de idade e se apresentar (com os responsáveis) a um grupo próximo a sua região.
Em seguida, o interessado será direcionado para uma das divisões que estão de acordo com sua faixa etária. Essas são as principais categorias:
- Lobinho: 6 a 11 anos;
- Escoteiro: 11 a 15 anos;
- Sênior: 15 a 18 anos;
- Pioneiros: 18 a 21 anos;
- Chefia: todos acima de 21 anos.
Lembrando que ambos os sexos podem fazer parte do escotismo.
Ao longo dos encontros serão ministradas atividades para os mais novos, que aprenderão a montar uma barraca, fazer fogo, atar nós, entre uma série de outras ações que estão de acordo com sua faixa etária.
Projetos são criados e, com a conclusão destes, os escoteiros são agraciados com uma insígnia que demonstra seu comprometimento e efetividade com seus conhecimentos adquiridos com o grupo e com os acampamentos.
Os materiais utilizados na atividade são variados, e também dependem da idade do participante. Porém, de forma generalizada, os escoteiros aprendem a lidar com todos os itens básicos de um kit de sobrevivência.
A atividade é muito divertida e que garante o desenvolvimento pessoal de todos os envolvidos, até mesmo em idade mais avançada.
Gostou do nosso post de hoje sobre como ser um escoteiro? Compartilhe-o nas redes sociais e ajude a disseminar o escotismo para mais pessoas!