Os esportes para crianças são uma importante ferramenta para o desenvolvimento integral do seu filho. Além de auxiliarem nas questões que envolvem o refinamento da coordenação motora e consciência corporal, os aspectos sociais e até mesmo o aprendizado de valores também estão agregados a essas atividades.
Como todos nós sabemos, atualmente há uma constante preocupação com os mais jovens, especialmente com o seu nível de atividade física por conta das novas tecnologias e condições sociais recentes, que causaram redução na prática de exercícios físicos.
Para contornar isso e fazer você entender um pouco mais sobre a importância dos esportes para os mais jovens, nós criamos este post. Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Continue sua leitura até o final!
Quais são os tipos de esportes existentes?
Basicamente há duas grandes modalidades de esportes: os coletivos e os individuais. Ambos são importantes, e não necessariamente um é melhor do que o outro.
Antes de colocar seu filho em alguma atividade, sempre verifique o interesse da criança e principalmente a receptividade para novos ambientes e convívio com pessoas diferentes. Muitas vezes, o ingresso em uma atividade que não causa prazer pode gerar um efeito reverso e desagradável.
Nesses casos, os mais novos costumam se retrair um pouco perante as outras pessoas e, em algumas vezes, se recusam a praticar o esporte ou exercício que está sendo proposto — o importante é não forçar e ouvir as queixas do seu filho.
Crianças introvertidas normalmente têm mais afinidade com atividades individuais, enquanto aquelas mais extrovertidas certamente se sentem mais à vontade com esportes coletivos.
Como citamos, não existe necessariamente uma atividade melhor do que a outra. Se formos realmente analisar, o esporte infantil perfeito é aquele praticado regularmente.
Como escolher o ideal?
Para escolher a atividade ideal, é preciso muita observação e principalmente conversa com o pequenino. Normalmente uma criança não esconde seus interesses e demonstra sua vontade de acordo com o seu nível de diversão.
No caso de dúvidas, busque sempre uma conversa amigável e, se possível, coloque a criança em uma aula experimental de alguma atividade.
Outra saída é observar o interesse do seu filho em relação às atividades que você costuma desempenhar. Ele gosta de lhe ver pedalando? Se sim, essa é uma boa indicação para iniciá-lo no ciclismo infantil.
Lembrando-se sempre de seguir todas as recomendações de segurança, como bicicleta adequada, capacete, cotoveleiras, joelheiras e as rodinhas para evitar quedas. Roupas com proteção UV também são uma boa pedida para proteger seu filho do sol e inibir queimaduras.
Algumas menções interessantes de esportes para crianças são:
- basquete;
- vôlei;
- futebol;
- natação;
- ginástica artística;
- handebol;
- entre outros.
Caso seu filho tenha interesse, uma arte marcial também pode ser viável, principalmente para ensinar sobre disciplina e outros valores fundamentais ao longo da vida.
Tudo depende do interesse e principalmente do lazer encontrado nessas atividades. Forçar uma criança a praticar um esporte nunca é positivo e quase sempre gera resultados desastrosos.
Gostou do nosso post sobre esportes para crianças? Não deixe de assinar nossa Newsletter para ter acesso a mais conteúdos como este!