Bicicleta infantil: entenda a importância do ciclismo para as crianças

3.9 (78.46%) 39 votes

O ciclismo é um esporte que encanta adultos de todas as idades, mas certamente a paixão inicial pelas duas rodas se inicia na fase infantil. Durante essa fase é que os pequenos criam o desejo de pedalar, e é aqui que a bicicleta infantil tem sua maior importância.

Apesar do esporte apresentar inúmeros benefícios para a saúde de uma criança, saber como escolher a bike ideal é o segredo para diminuir os riscos, facilitar o aprendizado e fazer com que a garotada realmente goste de andar de bicicleta.

Abaixo, nós falaremos mais sobre alguns aspectos positivos do ciclismo infantil e explicaremos como você pode ajudar seu filho a iniciar nessa fantástica atividade física!

Pronto para saber mais sobre o assunto? Continue sua leitura!

O ciclismo diminui o risco de obesidade infantil

A obesidade vem se tornando um problema maior a cada ano. Uma das principais razões para isso é o aumento do sedentarismo dos pequeninos, que está muitas vezes relacionado ao uso excessivo de tablets, celulares e até mesmo videogames.

O ciclismo infantil combate facilmente esse problema, fazendo com que a criança se exercite ao ar livre e se divirta ao mesmo tempo. A atividade física é importante para todas as fases da vida, e certamente seus benefícios acompanham os mais novos.

A bicicleta ajuda a criança a aumentar o equilíbrio e a coordenação motora

Aprender a andar de bicicleta é excelente para a coordenação motora e para o equilíbrio: duas capacidades físicas essenciais para nossa qualidade de vida.

Inclusive, o aumento da coordenação motora é essencial nessa fase da vida, onde cada vez mais tarefas demandam um controle mais apurado da musculatura que ainda está em desenvolvimento.

3. Andar de bicicleta fortalece a musculatura e melhora o condicionamento cardiovascular

Mesmo as crianças podem se favorecer do fortalecimento da musculatura e da melhora do condicionamento cardiovascular.

Esses benefícios normalmente são mencionados com maior frequência para os adultos que estão em busca de um corpo mais estético ou de performance física, entretanto, eles ainda são fundamentalmente importantes para os mais novos.

Com um condicionamento físico melhor, a criança passa a ter mais aptidão para começar novos esportes e para realizar todas as atividades físicas ao ar livre. Isso sem mencionar a longa lista de benefícios de saúde que um corpo forte pode fornecer. Continue com a leitura para saber mais sobre a importância do ciclismo para crianças!

Como escolher uma bicicleta infantil?

Mesmo com todos esses benefícios, o ciclismo pode apresentar alguns riscos, principalmente para as crianças. A utilização dos equipamentos de segurança (como capacete, joelheiras e cotoveleiras) é imprescindível. De maneira semelhante, o uso de uma bicicleta adequada é essencial para a segurança do seu filho.

O primeiro ponto que deve ser mencionado é o tamanho da bike. Veja abaixo como escolhê-la de acordo com a idade da criança:

  • Bicicleta sem pedal: crianças com 2 a 5 anos de idade;
  • Aro 14”: crianças com 4 a 6 anos de idade e com altura de 95 a 110cm;
  • Aro 16″: crianças com 5 a 8 anos de idade e com altura entre 110 e 120cm;
  • Aro 20” ou 24”: crianças com 8 a 12 anos de idade e com altura entre 120 e 150cm. Depende da altura, os mais altos podem se favorecer do quadro maior.

Obviamente essas são apenas algumas indicações simples. Não se esqueça que a criança deve conseguir encostar os dois pés no chão a qualquer momento para evitar quedas e aumentar a segurança do aprendizado. O alcance das manetes de freio também deve ser observado.

Fora isso, os mais novos (até 8 anos) podem se beneficiar com o uso de rodinhas e de outros aparatos que ajudem com o equilíbrio e diminuem os riscos da atividade.

Com essas considerações em mente, a escolha de uma bicicleta infantil se torna muito mais fácil. Não se esqueça de optar por modelos resistentes, semelhantes aos voltados para adultos. Bicicletas frágeis e com muito plástico podem quebrar com algum solavanco e causar acidente.

Gostou do conteúdo e está em busca de uma bike adequada para seu filho? Conheça nosso departamento de bicicletas infantis. Certamente temos o modelo adequado para o seu filho!

https://blog.tremeterra.com.br/2018/11/16/bicicleta-infantil-entenda-a-importancia-do-ciclismo-para-as-criancas/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]