3 dicas de como organizar uma mochila cargueira

3 dicas de como organizar uma mochila cargueira
3.5 (70%) 2 votes

A mochila cargueira é um equipamento essencial em alguns esportes de aventura, capaz de transportar itens indispensáveis para a prática de uma atividade física longa e intensa. Contudo, é comum encontrarmos mochileiros que não a ordenam adequadamente. Isso dificulta a experiência e pode gerar problemas de saúde. Por isso, é muito importante saber como organizar mochila cargueira.

Neste post trazemos três dicas para você montar a sua mochila com perfeição! Confira!

1. Organize por partes

A primeira dica é arrumá-la por partes e com no mínimo dois dias de antecedência, fazendo um checklist de tudo que precisa ser levado. Considere os itens que são importantes para você e para o local de destino.

A maneira mais fácil de organizar é agrupar seus pertencer por itens, como: roupas, acessórios, cozinha, emergência, casa e cama, higiene pessoal, proteção e ferramentas. Assim, ao ter cada item em uma parte da mochila, você economiza tempo tanto na preparação quanto na viagem.

Isso não só faz com que você encontre os objetos com mais facilidade, mas também ajuda a carregar a mochila. Essa arrumação faz com que o peso seja distribuído igualmente, o que evita problemas na coluna e ombros.

Abaixo, algumas dicas do que você deve colocar em cada parte para organizá-la:

Fundo

É perfeito para equipamentos volumosos que só serão usados no acampamento, como saco de dormir, colchonete, pijamas e calçados. Essas peças macias ajudam a amortecer o contato entre a mochila e as suas costas, auxiliando na atividade física.

Tampa e teto

Para ambos o ideal é priorizar objetos pequenos e leves. Opte por um casaco corta chuva e carteira na tampa, por exemplo; bússola, remédios, desodorante, óculos de sol e produtos de higiene pessoal podem ficar no teto.

Bolsos laterais

Os bolsos laterais devem carregar os itens usados com mais frequência ou que, em caso de emergência, precisam ser facilmente acessados. A dica principal é colocar os objetos mais importantes do lado direito se você for destro, ou do esquerdo se for canhoto.

Lembre-se de colocar no seu checklist itens como: lanterna, canivete, pilhas, alimentos básicos, protetor solar, água, capa de chuva, documentos e dinheiro. Mas atenção: os dois últimos devem ser levados em bolsos internos, para evitar a perda.

Corpo principal

Agora que os itens pequenos já foram organizados, é preciso cuidar dos objetos com maior volume. Para arrumá-los, divida a sua mochila em duas partes: a central perto das costas e a central da frente.

Os objetos mais densos e pesados devem ficar perto das costas, enquanto que os volumosos e leves na frente, o que facilita seu uso. Essa distribuição faz com que o centro de gravidade fique estável e você não perca seu equilíbrio durante a caminhada.

Aproveite para enrolar os itens volumosos em objetos macios, como cobertores. Assim, você impede que fiquem lacunas entre as peças e potencializa o amortecimento entre elas.

Para facilitar, inclua no seu checklist itens como:

  • kit de cozinha;
  • reserva de água;
  • comida;
  • roupas;
  • kit de primeiros socorros;
  • suprimentos de toilette;
  • corpo, base e sobreteto da barraca.

2. Enrole as roupas

Depois que você selecionou os equipamentos a serem transportados, é preciso encontrar uma maneira de adicionar as roupas na mochila cargueira. A melhor forma, que além de economizar espaço, poupa tempo, é enrolar as peças.

Com as roupas dobradas, enrole-as uma a uma e coloque-as no corpo da mochila, preferencialmente na central da frente, evitando que elas amassem.

3. Preencha os cantos

Por fim, um passo importantíssimo na hora de montar sua mochila é preencher todos os cantos. Dessa forma, você garante que todo o espaço seja utilizado com sabedoria e deixa o peso estável, o que evita dor nas costas e até deslocamento dos ombros.

Como qualquer outro equipamento de transporte, a mochila precisa ser arrumada com calma e cuidado. Isso evita pregas e mau uso que prejudicam a saúde e a viagem como um todo. Lembre-se de todos os passos de como organizar mochila cargueira e faça uma viagem livre de problemas!

E aí, gostou do conteúdo? Então não deixe de ler nosso artigo sobre o que você não pode esquecer de levar quando for praticar trekking!

https://blog.tremeterra.com.br/2018/09/27/3-dicas-de-como-organizar-uma-mochila-cargueira/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]