Você sabe a importância da consciência ambiental em acampamentos?

voce sabe a importancia da consciencia ambiental em acampamentos
Rate this post

Seja por uma vontade de fugir da correria do dia a dia, seja por amor à natureza, o camping reúne diversas pessoas que procuram um contato mais profundo com o meio ambiente. É fundamental, nesse sentido, alinhar a paixão pela Terra com a consciência ambiental. Mas, afinal, o que é isso?

Neste post, respondemos isso e trazemos alguns esclarecimentos e dicas para ajudar você a ser mais sustentável em acampamentos e esportes outdoor. Continue lendo para conferir!

O que é consciência ambiental?

Ser sustentável é um hábito que todos deveríamos adotar. No Brasil, a quantidade de lixo produzida em um ano chegou a 79,9 milhões de toneladas em 2015 — uma taxa de produção cinco vezes maior que a nossa população.

Diante disso, ter consciência ambiental — sobretudo nas aventuras externas — significa ter uma preocupação com a natureza a ponto de reduzir essa quantidade de lixo produzido no camping, por exemplo, além de outras atitudes importantes, que veremos a seguir.

Qual é a sua importância?

Bom, a simples na produção de lixo já é fundamental, não é mesmo? Afinal, com isso a saúde da população aumenta e a poluição diminui.

Ademais, entender que nossas ações têm consequências é importante para que a natureza seja preservada e que as espécies não entrem em extinção, evitando um desequilíbrio no ecossistema e possibilitando que os seres humanos e a terra vivam harmoniosamente.

Como ser consciente nos acampamentos?

Agora, você deve estar se perguntando “o que tenho que fazer, então, quando for acampar?”. Pois fique tranquilo! Separamos aqui as principais atitudes para ser sustentável. Confira:

Faça um bom planejamento

Fazer um planejamento já é indispensável a qualquer esporte ou atividade outdoor, para garantir que tudo saia como planejado. Contudo, considerar o clima e a quantidade de pessoas que irão, por exemplo, também é importante para reduzir os impactos ambientais da viagem.

Dentro do seu planejamento, considere itens como:

  • levar sacolas para armazenar o lixo — de preferência, recicláveis e biodegradáveis;
  • escolher atividades alinhadas com seu condicionamento físico e experiência;
  • montar um grupo menor (até dez pessoas) para causar menos impacto;
  • entrar em contato com a administração do camping e tirar dúvidas sobre o que eles providenciam e quais são suas regras;
  • conhecer as trilhas e os ambientes que serão explorados para evitar a erosão e destruição de raízes;
  • fazer antes uma pesquisa da condição climática do período da estadia.

Escolha um bom lugar

Durante o acampamento, é importante evitar as áreas frágeis — principalmente se não for em um camping. Tente, ao máximo, estabelecer-se em lugares que já foram utilizados e a, pelo menos, 60 metros de fontes d’água.

Além disso, não cave valetas ao redor das barracas e utilize um plástico para sua proteção. Evite ainda arrancar ou levar as vegetações naturais. Então, ao final da sua aventura, não traia a sua consciência ambiental: deixe nenhum resíduo para trás!

Tenha cuidado ao cozinhar

Outro aspecto essencial é prestar atenção na hora de cozinhar os alimentos. A dica aqui é usar um fogareiro em vez de uma fogueira.

Muitas pessoas, contudo, ainda preferem acendê-la para criar um clima, ou até para aquecer uma noite fria. Nesses casos, se você não levou a matéria prima de casa, opte por construir a fogueira com madeiras soltas. Assim você evita retirar aquelas que servem de abrigos para outros animais.

Lembre-se, por fim, de conferir se é permitido acendê-la no local, e mantenha-a sempre controlada, apagando completamente o fogo quando acabar.

Use o banheiro adequadamente

É possível que acampamentos improvisados não tenham banheiros. Se esse for o caso, encontre uma área longe de qualquer fonte de água e cave um buraco com, aproximadamente, 15 cm, sem arrancar as vegetações, tampando-o no final do uso. E atenção: jogue o lixo no lixo!

Enfim, percebe como ter consciência ambiental não é difícil? São esses pequenos cuidados que tornam uma aventura sustentável e segura, tanto para você quanto para a natureza. Como vimos, lembre-se de fazer o planejamento, escolher um bom local para acampar e jogar o lixo fora de maneira adequada — assim você estará pronto para sua viagem!

E aí, gostou do conteúdo? Então, aproveite agora para compartilhá-lo nas suas redes sociais!

https://blog.tremeterra.com.br/2018/09/17/voce-sabe-a-importancia-da-consciencia-ambiental-em-acampamentos/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]