Sustentabilidade: A bela união do antigo com o moderno em benefício do Meio Ambiente

5 (100%) 2 votes

Ferro velho, madeiras e tijolos de demolição, não precisam ser jogados fora. O aproveitamento  desses materiais ajuda a não degradar o Meio Ambiente. A Treme Terra, que tem em sua essência a mensagem de preservação da Natureza, insere em suas loja, espalhadas pelo Brasil, o conceito de sustentabilidade.

Neste mês quando é comemorado o Dia do Meio Ambiente (5), aproveitamos para contar um pouquinho como a Treme Terra, que traz o planeta no nome, se preocupa com as próximas gerações. A empresa tem a “pegada ecológica”, aproveitando materiais que seriam descartados em prejuízo ao Meio Ambiente.

Eliani Dubiella

Quem desenvolve este trabalho é Eliani Dubiella, estilista da marca Dakar (licenciada Treme Terra) e responsável pela criação do layout das lojas.  Ela “garimpa” pela cidade em Ferros Velhos esses materiais rejeitados pela indústria ou de demolição de antigas casas  para incluí-los nas decoração das lojas. “Na verdade esses objetos, que presenciaram histórias, serão reformados para serem inseridos em outras situações, dividindo espaço com materiais mais modernos. Para fazer parte de novas histórias”.

Madeira de demolição e ferros se transformaram

Tijolos de demolição compõem algumas paredes de lojas

A palavra é ressignificar e Eliani esclarece: “Estamos em uma Era em que a produção de lixo cresce exponencialmente, e a tendência é cada vez maior em  reaproveitar o que já existe. História é vida, e quando reaproveitamos certos materiais a natureza agradece, pois estamos dando um novo significado para aquele material. Sem contar que sempre teremos peças exclusivas, que não são encontradas no mercado em grande escala, são únicas”.

 

Um tijolo, certa vez, servia para formar com tantos outros, uma parede de uma casa antiga. Com a demolição da casa, este mesmo tijolo vai servir também para formar uma linda parede, só que desta vez, uma parede em uma loja da Treme Terra.

A sede da empresa em Timbó, composta por containers e na frente a loja itinerante

A sede da empresa é estruturada em containers, que seriam descartados no Meio Ambiente, pois não serviam mais para serem utilizados no transporte de mercadorias. Foram lixados e pintados nas cores da empresa, laranja e preto, além do trabalho de profissionais para abrir janelas e portas e transformar aquele monte de ferro em salas com janelas e portas para abrigar o escritório da firma, com estilo e modernidade na decoração.

Do lixo ao luxo

A cadeira estava em um Ferro Velho

 

 

 

A mesma cadeira, que por ser composta de madeira de qualidade, mereceu ser reformada
Hoje compõe um dos ambientes da empresa

Os projetos também têm a veia criativa do proprietário Élcio Maciel que dá a ideia e Eliani, em sintonia, entende o que ele precisa e apresenta o projeto.

Projeto

 

 

 

 

 

A loja pronta

O desenvolvimento se dá com a ajuda da compradora Leda Cristofolini, para tornar o projeto em realidade. Eliani conta sobre seu trabalho, com aquele brilho no olhar, característico de quem gosta do que faz e fica feliz com o resultado alcançado.

O aproveitamento do antigo traz a mensagem da necessidade de cuidado com a Natureza. “Se cada um fizer a sua parte um pouquinho, teremos um planeta melhor para as futuras gerações”.

https://blog.tremeterra.com.br/2018/06/12/sustentabilidade-bela-da-uniao-antigo-com-o-moderno-em-beneficio-meio-ambiente/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]