Esportes em caverna: conheça essa modalidade que é só adrenalina

4.8 (96.75%) 123 votes

Se você gosta de praticar esportes radicais e de adrenalina, você precisa conhecer também os esportes em caverna. Esse tipo de modalidade baseia-se em atividades de exploração em grupo, utilizando técnicas e instrumentos próprios da espeleologia — ciência que estuda as cavidades naturais e relevos geológicos.

No entanto, essa modalidade possui objetivo esportivo, como travessias de velocidade e resistência, descobrimento de galerias e a conquista de vias de escalada.

Além disso, é um esporte cooperativo, realizado com equipamentos de segurança coletiva e individual. Para praticar é preciso ter um bom condicionamento físico e, dependendo do tipo de esporte, é necessário saber nadar e conhecer técnicas de ascensão e descida em corda.

Neste post vamos falar sobre alguns esportes que podem ser feitos em cavernas, explicando como funciona cada um deles. Quer ficar por dentro do assunto? Então continue a leitura!

Mergulho

Este esporte pode ser praticado em qualquer caverna inundada, na água doce ou no oceano. Várias cavernas podem ser exploradas e não possuem profundidades elevadas. A dificuldade principal deriva da exploração de um ambiente com teto, no qual é impossível sair rápido em caso de emergência.

Podem ser explorados abismos de grandes profundidades, que exigem o uso de muitas misturas gasosas e tempo de descompressão elevado. O mergulhador deve planejar seu mergulho e seguir todas as regras de segurança. Devem ser usadas lanternas de duplicidade e um fio guia para evitar que você se perca.

Rapel

Esta atividade é realizada com o objetivo de vencer obstáculos naturais. Na hora da descida não é recomendado levar câmera ou bolsa e apenas o guia acompanhará você. No preparo da segurança são utilizados capacetes, bandanas e luvas. É sugerido usar blusa, calça e um tênis esportivo.

A subida é feita devagar e é recomendável ter preparo físico.

Cascading

Este esporte consiste em uma atividade de rapel em cachoeira. A descida é feita, muitas vezes, em uma mesma cachoeira, sem precisar ter um percurso maior. É uma atividade com muita adrenalina e no final você pode tomar um banho de cascata.

Alguns equipamentos são diferentes do rapel original. São utilizadas cordas fixas e simples, que são ancoradas no topo da cachoeira. Algumas vezes é preciso utilizar um rapel guiado para desviar das fortes águas.

Caving

Neste esporte, o praticante conhece as cavernas para contemplar suas belezas e formações. Pode conhecer plantas, formações rochosas, animais e cachoeiras. Para praticar o caving é preciso ter um treinamento introdutório, em que são passadas informações sobre a origem da caverna, os animais, entre outros.

É necessário ter um guia experiente ao lado, além de equipamentos de proteção como lanternas, capacete e um calçado resistente.

Boia cross

Esta atividade tem por objetivo descer rios utilizando uma câmara de ar de caminhão amarrada de um jeito que deslize sobre a água, levando uma pessoa por boia. A descida é feita em grupo de amigos e é praticada de barriga para baixo. Utiliza-se uma corda em formato de anéis para amarrar a boia em formato de oito.

É necessário que o visitante seja acompanhado por um guia, pois a atividade pode apresentar riscos. Os equipamentos necessários são capacete, boia e colete.

Se você não conhecia os esportes em caverna, precisa convidar seus amigos a praticarem estas atividades radicais. Por isso, procure por lugares que ofereçam esse tipo de esporte e lembre-se de buscar um guia e utilizar todos os equipamentos de segurança.

Gostou do nosso post e quer saber mais sobre o assunto? Conheça alguns kits de sobrevivência para aventura!

https://blog.tremeterra.com.br/2018/06/01/esportes-em-caverna-conheca-essa-modalidade-que-e-so-adrenalina/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]