Confira 4 dicas de segurança quando for acampar

5 (100%) 1 vote

Acampar é uma atividade bastante comum entre os viajantes aventureiros e adeptos a esportes radicais. Entrar em contato com a natureza, explorar novos lugares e desbravar paisagens incríveis são experiências que motivam os campistas a apostar em diferentes destinos. Afinal, no verão ou inverno, o que não falta no Brasil são roteiros surpreendentes, não é mesmo?

A prática dessa antiga modalidade que é o acampamento, porém, requer medidas essenciais ao bem-estar dos envolvidos. Dessa forma, é preciso atentar-se nas condições da área escolhida, suas características, bem como itens que serão usados, o percurso e outros fatores.

Para saber mais sobre segurança quando for acampar, veja abaixo 4 dicas que selecionamos!

1. Certifique-se de levar os itens fundamentais

É muito importante não esquecer de itens fundamentais a esse tipo de viagem. Portanto, o ideal é que você faça uma lista desses objetos e cheque-os antes de colocar o pé na estrada. Além de lembrar de levá-los, você deve se certificar de que estão em bom estado para uso. Confira o equipamento básico necessário:

  • barraca;
  • isolante térmico;
  • saco de dormir ou colchão inflável;
  • lanterna;
  • cantil;
  • kit de primeiros socorros;
  • alimentos;
  • acessórios (canivete, GPS, lanterna, pilhas);
  • produtos de higiene pessoal (papel higiênico, escova e pasta de dente, sabonete biodegradável, toalha).

2. Planeje o roteiro de viagem

Trace um roteiro de viagem para orientar-se durante o tempo que passará acampando. Independentemente de qual for esse período, você deve programar cada parada, destino, distâncias a serem percorridas por dia e até a previsão de gastos (incluindo aí uma quantia para emergências).

Para isso, é interessante criar uma planilha detalhando cada informação do passeio e ter um mapa da região para eventuais consultas. Além de evitar imprevistos e ser uma medida de segurança quando for acampar, esse planejamento é uma boa maneira de dividir as diárias de viagem e conhecer vários lugares e seus principais pontos turísticos. 

3. Escolha bem o lugar de parada

Por falar em paradas, não se esqueça de escolher bem o lugar onde será montado o acampamento. Leve em consideração critérios de acessibilidade, condições do terreno e estrutura do camping.

Observe, por exemplo, se o local tem cozinha comunitária, banheiros individuais e com água quente, ponto de energia e área coberta. Outro fator a analisar é a situação do terreno, que deve ser plano, longe de cursos d’água, livre de pedras, pedaços de madeira e outros objetos que possam danificar a barraca ou até mesmo o colchão inflável.

4. Atente-se ao uso dos equipamentos

Quanto ao uso dos equipamentos, é preciso atentar-se na maneira correta de manuseá-los. A barraca, por exemplo, deve ser montada de acordo com as indicações do fabricante e é interessante que você saiba fazer isso antes de começar a viagem. Sendo assim, teste os itens com antecedência tanto para familiarizar-se com eles como para conferir sua qualidade.

Você também deve tomar cuidado ao utilizar o fogareiro. Nunca leve esse acessório para dentro da barraca (para iluminar o interior, prefira lanternas e lampiões a bateria) e mantenha-o em posição segura para evitar queimaduras.

Tomando medidas preventivas e de segurança quando for acampar, é possível garantir uma viagem cheia de bons momentos e recordações. Por isso, não abra mão de um bom planejamento!

Quer ler mais dicas como estas? Siga-nos no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro das novidades!

https://blog.tremeterra.com.br/2017/08/28/confira-4-dicas-de-seguranca-quando-for-acampar-2/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]