Quer fazer um mochilão? Veja 4 dicas para sua viagem

Rate this post

Já pensou em fazer um mochilão, saindo pelo mundo, de mochila nas costas somente, levando somente o essencial e fazendo o seu próprio percurso? Muita gente sonha com essa liberdade, mas desiste antes mesmo de começar por achar que vai ser muito difícil.

Pois saiba que não é bem assim. Com um pouquinho de organização e planejamento, você pode fazer seu mochilão tranquilo para qualquer lugar do mundo. Conheça agora algumas dicas importantes para você ter uma viagem bem-sucedida e sem aborrecimentos!

Mantenha o passaporte em segurança

O passaporte é o principal documento da sua viagem, caso ela seja internacional. É ele que diz quem você é para o restante do mundo e garante sua proteção legal no exterior. Com ele, você pode conseguir ajuda em qualquer embaixada brasileira caso seja necessário. Perdê-lo seria criar uma dor de cabeça enorme e sentenciar o fim da sua viagem. Como ninguém quer isso, proteja-o adequadamente.

Outra dica importante é fazer cópias autenticadas dos seus demais documentos significativos, como: carteira de habilitação (será solicitada caso queira alugar um carro), carteira de vacinas, visto e seguro viagem, por exemplo. Eles podem vir a calhar caso aconteça alguma coisa com seu passaporte.

Leve dinheiro vivo

Você não vai querer escolher os locais de sua viagem com base no fato de aceitarem cartão ou não. É verdade que já não está mais tão difícil encontrar lugares pelo mundo que aceitem essa forma de pagamento, porém, considerando que os principais destinos dos mochileiros são áreas mais remotas, é uma boa ideia separar uma grana em espécie. Divida o dinheiro e coloque-o em vários lugares diferentes para não acontecer de você perder todo o seu dinheiro de uma só vez, em caso de algum infortúnio.

Faça um seguro de viagem

Esse ponto é muito importante para quem quer fazer um mochilão, porque é isso que vai te garantir auxílio caso aconteça alguma coisa. Imagine ter que procurar um médico especialista em uma cidade onde você acabou de chegar. Complicado, não é mesmo? Então é bom já sair de casa prevenido desses possíveis contratempos.

Existem diversas empresas que oferecem esses seguros para viagens nacionais e internacionais. Os pacotes normalmente abrangem cobertura de despesas médicas, jurídicas, relacionadas a problemas com a bagagem ou o voo, entre outros. O seguro médico, por exemplo, é muito importante, pois em alguns países o custo hospitalar é caríssimo, como os EUA. Além disso, em alguns lugares esse seguro é obrigatório, como em países da Europa. Portanto, o principal aqui é: faça um seguro!

Não se esqueça de levar itens essenciais

Algumas coisas não devem nunca faltar no mochilão. São elas:

  • Celular: não para ficar de bate papo com os amigos, já que a ideia de viajar é justamente abstrair um pouco da vida cotidiana, mas sim para usar o GPS e a câmera do aparelho.
  • Remédios: se você toma algum remédio controlado ou contínuo, não é nem preciso dizer. Mas, mesmo se não, é uma boa ideia levar um kit básico para cobrir qualquer imprevisto. Por exemplo: remédio para dor de cabeça, muscular, no ouvido, para o estômago e gripe.
  • Canivete: pode ser uma mão na roda em alguns momentos.
  • Protetor solar: leve, mesmo que o destino não seja tropical.

Já o tipo e a quantidade de roupa vai depender muito do seu destino e do tempo que você pretende ficar viajando. Mas, regra geral, leve uma muda de roupa para cada dia, até sete dias. Se passar disso, em vez de acrescentar roupas, opte por lavar na viagem. Adeque as roupas ao clima do local para onde vai, se quente ou frio, mas, independentemente disso, nunca deixe de levar um par de chinelos e um casaco.

E, então, já se sente mais preparado para fazer um mochilão? Deixe aqui nos comentários o que você achou das dicas e nos conte se alguma outra ficou faltando na nossa lista.

https://blog.tremeterra.com.br/2016/08/01/quer-fazer-um-mochilao-veja-4-dicas-para-sua-viagem/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]