6 Dicas Simples Para Acampar no Inverno

acampar no inverno
5 (100%) 2 votes

Para quem ama acampar, nem o frio será o limite.

Nessa época do ano as trilhas estão mais vazias e muitas até desertas, alguns campings fecham e boa parte das pessoas nem sonha em dormir fora de casa. Mas quem gosta de acampar, gosta de acampar e ponto final. Hoje listaremos 6 dicas para acampar no inverno de forma segura e muito proveitosa.

imagem 1

 

1. Consulte a previsão do tempo

Já imaginou você acampando nesse frio com chuva, vento ou mesmo uma tempestade? A previsão do tempo deve ser consultada em qualquer ocasião.

2. Roupas

Para acampar no inverno, você deve se vestir como uma cebola; em camadas. Essa técnica é velha e não está ultrapassada.

São basicamente três camadas:

  1.  Será responsável pelo isolamento térmico do seu corpo. Deve ser um tecido sintético facilitando a transferência do suor para fora.
  2. Aqui já deve ser uma peça que aqueça o seu corpo. Uma boa opção são as blusas feitas com o tecido fleece.
  3. Já a terceira camada é a que protege o seu corpo das intempéries externa como chuva e vento. Será o maior item, provavelmente mais pesado e de preferência impermeável.

Algodão e jean não são boas opções, molham muito fácil e demoram para secar.

3. Local da barraca

De preferência para montar a barraca em algum lugar que, pelo menos, pegue sol pela manhã. O sol ajudará no derretimento do orvalho ou mesmo do gelo formado durante a noite.

É ideal também que a barraca esteja em um local mais alto que a redondeza, podendo ser metros ou mesmo alguns centímetros.

Pode ventar muito, dependendo da região. Escolha lugares com o terreno firme para fixar bem os espeques e não perder parte da sua barraca durante a noite.

4. Barraca

De preferência para modelos que o sobreteto cubra toda extensão da barraca, e não apenas a parte superior. Certifique-se que a sua barraca tem aquela ”janelinha” na parte superior para a circulação de ar. Isso evita que o ar quente que sai da nossa respiração, não fique condensado nas paredes.

Já ouviu falar em ”coluna de água” ? É um fator importantíssimo na escolha da barraca. Determinar o grau de impermeabilidade do tecido, para você saber se aguenta uma chuvinha, uma chuva de algumas horas ou mesmo algo mais extremo. Por isso, saiba como estará o clima no período do acampamento. Uma coisa é acampar com chuva nos dias de clima quente, onde na manhã seguinte você coloca tudo para fora no sol para secar. Outra coisa bem diferente é acampar no inverno e tentar dormir com a roupa molhada em uma noite  10º, 5º (ou até menos). Ninguém aguenta!

5. Hora de dormir

Leve um saco de dormir que seja adequado às noites frias e para o seu tamanho, nem maior e muito menos menor. Existem muitos modelos no mercado. Prefira os com preenchimento de fibras sintéticas, pois são eles que determinam o grau de isolamento. Lembrando que esse equipamento não esquenta você, ele só segura o calor do seu corpo. Experimente fazer alguns polichinelos e logo em seguida entrar no saco de dormir, pode parecer besteira mas juro que funciona!

Outro item importante é o isolamento térmico. O mesmo também existe em diversos modelos e material e é completamente indispensável.

Não durma com as roupas que usou durante o dia, tenha peças apenas para dormir, pois estão sequinhas. Também não cubra o seu rosto, use touca ou gorro. A maioria dos modelos de saco de dormir desenvolvido para os dias frios, tem uma toca embutida.

Hidrate-se antes de dormir. Algumas pessoas não tomam nada para evitar ir ao banheiro no meio da noite, mas a verdade é que um corpo com sede sente mais frio. Um copinho de água já basta, ou mesmo uma bebida quente.

Mesmo com meias, algumas pessoas sentem muito frio nos pés. Esquente água, coloque em uma garrafa pet ou algo do tipo bem vedado, e deixe dentro do seu saco de dormir. Não ferva essa água e certifique-se que a alta temperatura pode ter contato com o saco de dormir, manta e até mesmo você!

Obs: se você já tem um saco de dormir e sabe que ele não dará conta do frio, leve um cobertor extra ou uma manta. As mantas são uma boa opção pois não são pesadas ou muito volumosas.

6. Fogo

Fogo dentro da barraca? Não! Nunca! Em hipótese alguma (cigarro, fogareiro, brasa… nada!). Os motivos são óbvios, a probabilidade de um acidente é gigante.

Talvez você não consiga lenha seca para fazer uma fogueira, prefira um fogareiro. Hoje em dia já existem tantos modelos no mercado, alguns bem pequenos, levinhos e práticos, que você notará a facilidade deste item.Também vale observar que muitos lugares nem permitem fogueiras ou já tenham os locais demarcados para isso.

camping-5

Com certeza você acaba levando mais coisas ao acampar no inverno, mas é preferível ter mais peso nas costas do que congelar a noite.

Essas dicas são direcionadas à região Sul do Brasil, Serras e áreas de maior altitude em território nacional.

https://blog.tremeterra.com.br/2016/07/20/6-dicas-simples-para-acampar-no-inverno/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]