Como escolher o melhor canivete para camping?

Canivete para camping
4.7 (93.33%) 21 votes

O canivete é uma peça multiuso, compacta e fácil de transportar. Suas características, portanto, facilitam a prática de esportes radicais, equipes de resgate, pessoas que gostam de fazer acampamento e, até mesmo, o Exército. A necessidade de ter um canivete está relacionada ao tipo de prática ou atividade que cada um desenvolve.

Por isso, na hora de escolher o melhore canivete para camping, temos que ter em mente em quais momentos ele será mais útil. Para ajudar nessa empreitada, listamos as principais características dos diferentes tipos de canivete, para que você possa escolher o melhor para o seu acampamento. Continue a leitura!

As vantagens do canivete para camping

Durante um camping, é ideal ter elementos disponíveis que facilitem a aventura, não é mesmo? Imagine-se no meio da natureza, sem conseguir abrir a comida que trouxe, ou precisando usar uma lâmina para sobrevivência, mas não ter? É por isso que o canivete se torna indispensável no acampamento.

Com pouco peso e de fácil transporte, esse item apresenta diversos modelos que se adaptam justamente ao que você precisa. Por isso, a principal vantagem do canivete está em sua multifuncionalidade.

Por ter lâminas extras e retráteis, além de acessórios que servem para diversas funções, o canivete deve ser escolhido não com base em sua quantidade total de aplicações — e, sim, de acordo com as suas necessidades em relação a ele.

Ainda, ele é utilizado nas mais diversas atividades, como descascar frutas, cortar linhas e cordas para a estrutura do acampamento, e preparar alimentos com praticidade. Para tal, você deve prestar atenção se ele apresenta diferentes tipos de lâminas, como a serra e a grade.

Como escolher de acordo com as suas necessidades

A dica de ouro para escolher o canivete perfeito é refletir sobre as lâminas necessárias. Isso porque quanto mais versatilidade você trouxer, com foco no real objetivo, mais vida útil você garante para si e para o próprio equipamento — além de, é claro, ter mais instrumentos disponíveis para qualquer imprevisto.

Antes de escolher o modelo ideal, você precisa ter em mente três características gerais imprescindíveis para um camping: portabilidade, trava e abertura. Ficou confuso? Calma que listamos cada uma para facilitar a compreensão:

  • portabilidade: já imaginou carregar consigo um canivete muito pesado ou grande? Tome cuidado para escolher um modelo menor, mas com qualidade superior;
  • trava: em termos de segurança, ter um canivete que não segura bem a lâmina não é interessante, já que pode causar acidentes;
  • abertura: por fim, você pode optar por uma abertura automática — que abre com uma mão só através de um botão — ou manual. Para escolher entre eles, considere as atividades que você realizará no acampamento e qualidade do equipamento, sobretudo se for automático, para que não ocorram falhas de abertura.

Portanto, de acordo com o que você vai fazer ou quais são seus objetivos com a ferramenta, é preciso considerar as características particulares de cada canivete. A seguir, conheça os mais recomendados para cada objetivo:

Outdoor

Para quem se aventura, faz atividades ao ar livre e gosta de acampar, essa experiência pode se tornar ainda mais interessante com o uso de um canivete outdoor! As lâminas cumprem todas as funções de que os aventureiros necessitam no acampamento, como, por exemplo, cortar galhos para preparar uma fogueira.

Pescaria

Se o seu acampamento contempla pescaria — seja no rio, lago ou mar —, os canivetes para pescaria vão ajudar você a não deixar o peixe fisgado somente na história! Com lâminas perfeitas para cortar os peixes, esse canivete também é ótimo para executar todas as demais atividades que envolvem corte em uma pescaria.

Multiuso

O multiuso encara qualquer imprevisto. Você tem uma ideia? Ele vai te ajudar a executá-la. Apesar de ter somente uma lâmina, ele servirá no dia a dia do acampamento, tanto nas tarefas de pequena quanto de média dificuldade.

Multifuncional

Perfeito para quem é adepto do faça você mesmo! Com suas diversas funções, o canivete multifuncional é uma caixa de ferramentas completa que cabe na palma da sua mão.

Além do tipo, também é possível escolher seu canivete de acordo com a quantidade de lâminas:

Cinco lâminas ou menos

Os com até cinco lâminas são mais básicos e, geralmente, servem para determinadas funções cotidianas — como abrir uma garrafa de vinho, lixar as unhas ou descascar uma fruta. É, portanto, ideal para o uso no dia a dia e para o camping de menor duração.

Mais de cinco lâminas

Para quem pratica esportes radicais, pescarias e acampamentos, o canivete com mais de cinco lâminas é o ideal. Por estar em uma zona em que tudo pode acontecer, quanto mais ferramentas você tiver a sua disposição, melhor.

Entre as funções que você pode encontrar no canivete com mais de cinco lâminas, estão:

Ferramentas

  • chave de fenda;
  • chave Philips;
  • descascador de fio elétrico;
  • alicate;
  • serra para madeira;
  • serra para metais;
  • gancho multifunções;
  • raspador.

Utensílios

  • abridor de latas;
  • abridor de garrafas;
  • sacarrolhas;
  • minitesoura;
  • escamador de peixes;
  • saca anzol;
  • lupa;
  • régua;
  • ímã;
  • caneta;
  • lanterna;
  • bússola.

Aqui, dê atenção especial ao abridor de latas. Muitas pessoas optam por levar comidas enlatadas para os acampamentos por serem de fácil armazenamento e transporte, além de permitir um tempo livre sem se preocupar com a cozinha.

Acontece que, muitas vezes, é comum deixar de lado esse pequeno instrumento ao explorar a natureza. Mas ele pode quebrar o galho no camping. Além disso, uma de suas vantagens é a possibilidade de raspar pedaços côncavos nas madeiras úmidas, permitindo um uso consciente dela para atear fogo com facilidade.

Outro elemento que você deve priorizar é a bússola. Quando pensamos em navegação, o primeiro item que vem à mente é o GPS do celular. Contudo, existem áreas afastadas da cidade que não tem sinal, prejudicando o funcionamento do aplicativo e colocando a sua vida em risco.

Por isso, leve sempre consigo uma bússola que possa orientá-lo durante as atividades outdoor, sempre com um mapa ao lado para ter uma localização precisa e segura.

Cuidados pessoais

  • pinça;
  • palito de dentes;
  • cortador de unhas;
  • alfinete.

Lâminas

A lâmina serra é ideal para suprir a necessidade de cortar madeira, usada na montagem do acampamento e nas fogueiras para o seu aquecimento. Ainda, é bastante útil para descamar peixes recém pescados! No entanto, é preciso lembrar de afiar a faca com amoladores específicos, para que ela não perca um fio, procurando sempre um profissional qualificado para não danificar o material.

Por outro lado, a lâmina grande é excelente para produzir sinais de emergência em casos extremos, já que sua superfície é brilhosa e permite o reflexo da luz solar.  Além disso, é muito resistente e torna-se perfeita para auxiliar na cozinha e em tarefas mais intensas.

Escolher o canivete para camping ideal não precisa ser um desafio. Basta ter em mente o seu objetivo no acampamento e optar por aquele que conta com os acessórios necessários para sua aventura.

Gostou do post? Agora que você já sabe como escolher o seu, que tal começar a colocar as dicas em prática? Confira nossa opções e escolha o mais apropriado para você!

https://blog.tremeterra.com.br/2016/04/25/escolha-melhor-canivete-para-camping/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]