Quer saber como ser um escoteiro e outras dicas sobre o assunto?

4.8 (96.25%) 16 votes

Muitas pessoas ligadas ao ecoturismo se perguntam sobre como ser um escoteiro. Algumas acreditam que a atividade está restrita apenas aos mais jovens, enquanto outras acham que o escotismo nunca chegou ao Brasil.

Já de antemão, podemos responder essas duas perguntas de maneira bem rápida: não existe limite de idade para se tornar um escoteiro, existem diferentes divisões dentro do escotismo que são separadas por faixa etária.

E o escotismo chegou, sim, ao Brasil, e conta com mais de 80 mil membros em todo território nacional. São mais de 1.000 grupos que ajudam a disseminar conhecimento sobre o meio ambiente, preservação ambiental e outras informações relacionadas ao ar livre.

No post de hoje, nós falaremos mais a respeito desse tema curioso e informaremos como você pode fazer parte deste fantástico movimento que já ultrapassa os 100 anos de idade.

Pronto para saber mais? Continue sua leitura até o final!

O que é ser escoteiro?

Ser escoteiro, é, antes de mais nada, estar de acordo e ativamente engajado com os valores que norteiam o escotismo. Esses valores são a lealdade, respeito e responsabilidade. Como é de se esperar, esses princípios não só permanecem entre o grupo como são expandidos para todas as atividades realizadas ao ar livre.

O comprometimento é voluntário e todos devem seguir a Lei Escoteira para poder continuar ativamente no seu grupo. Ao todo, são 10 leis e 9 virtudes que norteiam o comportamento e a atividade daquele que deseja seguir o caminho proposto pelo escotismo.

Essas leis e virtudes falam sobre estar apto a ajudar o próximo e a respeitar suas posses em qualquer momento, ter disciplina, a prática constante de boas ações entre outros aspectos pessoais importantes para o meio ambiente e sociedade.

Além desse aspecto social, um escoteiro precisa aprender ao longo da sua trajetória inúmeras habilidades que são importantes na sobrevivência no meio ambiente e até mesmo na vida pessoal.

O que é necessário para ser um escoteiro?

Para ser um escoteiro é preciso ter pelo menos 6 anos de idade e se apresentar (com os responsáveis) a um grupo próximo a sua região.

Em seguida, o interessado será direcionado para uma das divisões que estão de acordo com sua faixa etária. Essas são as principais categorias:

  • Lobinho: 6 a 11 anos;
  • Escoteiro: 11 a 15 anos;
  • Sênior: 15 a 18 anos;
  • Pioneiros: 18 a 21 anos;
  • Chefia: todos acima de 21 anos.

Lembrando que ambos os sexos podem fazer parte do escotismo.

Ao longo dos encontros serão ministradas atividades para os mais novos, que aprenderão a montar uma barraca, fazer fogo, atar nós, entre uma série de outras ações que estão de acordo com sua faixa etária.

Projetos são criados e, com a conclusão destes, os escoteiros são agraciados com uma insígnia que demonstra seu comprometimento e efetividade com seus conhecimentos adquiridos com o grupo e com os acampamentos.

Os materiais utilizados na atividade são variados, e também dependem da idade do participante. Porém, de forma generalizada, os escoteiros aprendem a lidar com todos os itens básicos de um kit de sobrevivência.

A atividade é muito divertida e que garante o desenvolvimento pessoal de todos os envolvidos, até mesmo em idade mais avançada.

Gostou do nosso post de hoje sobre como ser um escoteiro? Compartilhe-o nas redes sociais e ajude a disseminar o escotismo para mais pessoas!

http://blog.tremeterra.com.br/2019/11/17/quer-saber-como-ser-um-escoteiro-e-outras-dicas-sobre-o-assunto/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]