3 dicas de como escolher o tênis ideal para cada esporte

3 (60%) 1 vote

Investir em atividades físicas é uma das melhores formas de conquistar uma vida mais saudável e feliz. Afinal, ao colocar o corpo em movimento, você estimula o sistema nervoso central, libera serotonina e endorfina e aumenta a resistência muscular para encarar os desafios diários. Além disso, quando você pratica esportes radicais, a sensação da adrenalina correndo nas veias provoca um intenso sentimento de bem-estar.

No entanto, ainda que os exercícios tenham esses benefícios, você precisa utilizar equipamentos de qualidade para garantir que todos eles sejam conquistados, como os tênis para esporte. Neste artigo, separamos as melhores dicas para você selecionar o calçado perfeito para a sua atividade física. Acompanhe!

1. Entenda como os tênis diminuem o impacto

Não é nenhum mistério que as atividades físicas geram impacto do corpo com o solo, não é mesmo? Independentemente da prática que você realiza, contar com um sistema de amortecimento de qualidade faz toda a diferença durante os exercícios, garantindo mais segurança para você e, é claro, mais diversão — já que as dores musculares e os desconfortos aparecerão com menos intensidade.

Por isso, entender como funciona o amortecimento do seu tênis é um dos passos mais importantes para escolher o melhor modelo. Assim, é necessário conhecer qual é o tipo de esporte que você pensa em praticar, tendo em vista que cada um deles apresenta um nível de impacto maior ou menor.

2. Descubra qual o tênis ideal para cada esporte

Você sabia que cada atividade física demanda um tipo de tênis específico? Com o modelo certo, você diminui os riscos de fazer movimentos inadequados e aumenta a sua performance, garantindo segurança nos esportes radicais ou em outras atividades.

Corrida

A corrida é um dos esportes que mais causam impacto. Por isso, é necessário ter um bom tênis, coerente com o tipo de pisada do corredor, para preservar a saúde do joelho e das outras articulações. Acompanhe:

  • pisada pronada: o tênis para esse tipo de pisada deve ter um bom amortecimento e controle de estabilidade;
  • pisada supinada: aqui, você precisa de um calçado com reforço de amortecimento e mais controle de estabilidade do que o modelo anterior;
  • pisada neutra: nesse caso, são indicados sapatos com amortecimento leve.

Academia

Para quem gosta de pegar pesado na academia, o mais indicado é focar no conforto. Isso porque os exercícios tendem a ser mais parados, segmentando cada grupo muscular do nosso corpo. Além de um amortecimento mediano, busque por modelos que apresentam uma boa ventilação, como os de náilon, para preservar a saúde dos seus pés e encontrar conforto.

Trekking

Se você gosta de um esporte no meio da natureza, como o trekking, precisa prestar um pouco mais de atenção na escolha do seu calçado. Definir o seu objetivo na atividade é a melhor forma de encontrar um bom tênis. Por exemplo, se você pretende fazer caminhadas intensas em ambientes úmidos, optar por modelos impermeáveis e com controle de estabilidade é uma boa alternativa.

Já para trilhas secas, íngremes e com obstáculos, os calçados com forte resistência e amortecimento são os melhores. Assim, você consegue controlar a sua pisada e evita torções desnecessárias, que acabam com o prazer proporcionado pelo esporte.

3. Conheça os benefícios dos tênis para esporte

Até aqui, você já entendeu como os sapatos certos ajudam na diminuição do impacto e percebeu quais são os melhores modelos para os principais esportes, certo? Mas, afinal, quais são os benefícios de investir em calçados específicos? Além da diminuição de lesões, você conquista outras vantagens, como:

  • elevação do conforto durante a prática;
  • aumento da vida útil do tênis;
  • estimulo à atividade física;
  • aumento da motivação para continuar se exercitando;
  • aprimoramento dos seus resultados.

Você percebe que encontrar o melhor tênis para esporte melhora a sua saúde e traz segurança para as atividades? Lembre-se de escolher um bom modelo, que corrobore com seus objetivos para que todos os benefícios sejam atingidos e você se sinta mais confortável fazendo o que gosta.

E aí, as nossas dicas foram úteis? Então, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais para transmitir essas informações aos seus amigos!

http://blog.tremeterra.com.br/2019/10/27/3-dicas-de-como-escolher-o-tenis-ideal-para-cada-esporte/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]