Escapismo: como fugir da rotina e melhorar a qualidade de vida

Rate this post

O despertador toca. Banho, café, transporte. Trabalho, reunião, prazos. Trânsito conturbado na volta para casa. Sofá, Facebook, televisão. Rotina. No entanto, quem foi que disse que todos os dias precisam ser iguais?

Chamamos de “escapismo” a tendência de fugir da rotina e se distrair das obrigações. Muitos sentem essa vontade, esperando ansiosamente pelo fim de semana para que algo novo aconteça. Poucos, porém, sabem escapar da vida conturbada.

Praticar esportes radicais e se conectar com a natureza é uma boa maneira de buscar novidades. Pode parecer estranho transformar um dia que seria de descanso em movimentado, mas romper com o convencional traz experiências inesquecíveis.

Veja alguns benefícios que essas atitudes podem trazer!

Testando seus limites

Cada esporte oferece um obstáculo, seja ele físico ou mental. É o desafio e a vontade de superá-lo que acaba motivando as pessoas a continuarem. O bungee jump é um desses exemplos que instiga coragem e autoconfiança.

Praticar um esporte exige dedicação e busca pelos próprios limites. Obriga a pensar, testar e tomar decisões rapidamente. E esses são pontos que, facilmente, se transportam para o dia a dia. Você se torna uma pessoa mais consciente de si, corajosa e determinada.

Escapismo e a sensação de bem-estar

Dois hormônios estão ligados à prática de esportes radicais: adrenalina e endorfina. Este último trabalha como um analgésico natural, aliviando o estresse e aumentando a disposição, principalmente após o fim da atividade.

Já a adrenalina prepara o organismo para o esforço físico. A sensação do coração batendo, as mãos suando e todo corpo em funcionamento acaba melhorando seu desempenho e elevando sua autoconfiança. É um mergulho nas próprias emoções.

Pense no rafting. Além de entrar em contato com a natureza, descer corredeiras e desbravar terrenos leva à adrenalina pela incerteza e à endorfina pela sensação de bem-estar no fim.

Melhora do condicionamento físico

Enquanto para alguns é só uma distração na televisão, para outros o surf é um estilo de vida. Não é apenas sobre se equilibrar em uma prancha e realizar manobras: trata-se de cultivar liberdade, determinação e uma relação forte com a natureza.

Sem falar nos benefícios para o corpo. Quem pratica surf melhora a resistência cardiorrespiratória, fortalece pernas, quadril, costas, braços e ainda aumenta a agilidade e o equilíbrio.

Mesmo que a sua ideia ao procurar um esporte seja desestressar, melhorar seu condicionamento físico será uma consequência benéfica inevitável.

Novos laços de amizade

Normalmente, esportes são executados em grupos. Por isso, aqueles que buscam uma atividade acabam encontrando grandes amigos, além de aumentar o seu senso de trabalho em equipe. Um grupo unido praticando esportes significa mais segurança e distração, principais objetivos do escapismo.

Em uma trilha, por exemplo, contar com várias cabeças pensando pode ajudar a evitar situações inesperadas ou encontrar a melhor solução para elas — como chuva, animais ou falta de equipamento.

Nosso corpo não foi feito para passar horas sentado em um escritório ou em frente à televisão. Explore seu potencial. Entregue-se ao escapismo, conecte-se à natureza e encontre um esporte que o faça se sentir vivo!

Gostou da ideia do escapismo? Ficou com vontade de praticar algum esporte? Se já pratica, que outros benefícios notou? Compartilhe sua experiência nos comentários!

http://blog.tremeterra.com.br/2017/06/23/como-fugir-da-rotina-e-melhorar-a-qualidade-de-vida/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]