Como acampar na chuva? Veja 7 dicas!

Rate this post

Você resolveu ir acampar e o seu destino é um lugar que costuma ter muitas chuvas? Se é este o caso, a sua barraca não pode ser montada de qualquer maneira. É necessário ter em mãos alguns truques para que você e todos os seus pertences fiquem a salvo das águas.

Para te ajudar nisso, passaremos agora algumas dicas de como acampar na chuva e ficar livre dos transtornos. Confira!

1. Compre a barraca adequada

Essa é uma parte muito importante da sua viagem, já que será nela onde você terá seus momentos de repouso. Algumas barracas possuem um material específico para chuvas, sendo mais resistente a elas. Vejamos quais fatores devem ser levados em consideração na hora de fazer a sua escolha:

  • Tamanho: opte por uma barraca um pouco maior que o normal. Isso evita alguns problemas como água e lama respingando no seu colchão ou nas suas roupas. Com uma barraca mais espaçosa esses borrifos não incomodarão;
  • Acesso: a entrada da barriga deve ter uma curva voltada para cima e a porta deve ser mais alta. Se ela for no nível do chão ou essa curvatura for pequena, o risco da água entrar é grande;
  • Impermeabilidade: providencie uma barraca à prova d’água. Basta pesquisar com cuidado que você encontrará. Isso será essencial para que os seus dias de descanso não se transformem num pesadelo.

2. Arme a barraca corretamente

Chovendo ou não, na hora de montar a sua barraca você deve usar uma lona no chão onde ela ficará armada. Procure por um local apropriado, num terreno plano que não tenha inclinações por perto (os locais com terra fofa também devem ser evitados). Esse local deve ser em um ambiente mais alto e plano para que sua barraca fique segura e estável.

Dê preferência a terrenos que tenham árvores ao redor. Além de poder ajudar no caso de amarrar uma rede de descanso ou uma corda para pendurar roupa, elas ainda ajudam a dar sombra em horários mais quentes do dia.

3. Faça uma cobertura adicional

O seguro morreu de velho, não é mesmo? Ainda que você tenha comprado uma barraca com todas as especificações recomendadas, é recomendado que uma lona seja armada sobre ela.

Utilize galhos nas árvores e amarre as pontas da lona para que ela possa ficar aberta e cobrir a maior área possível. A ideia é criar uma espécie de telhado sobre a sua barraca.

4. Verifique a ventilação

Em alguns locais chuvosos (a Amazônia, por exemplo), o clima é muito úmido e abafado, o que pode incomodar. Nesse caso, você pode optar por barracas que tenham janelas. Desta forma, na hora das chuvas, basta fechá-las.

5. Esteja preparado

Mesmo depois de todos esses cuidados, a água da chuva ainda poderá entrar na sua barraca, afinal de contas, não dá para prever com que força ela surgirá. Portanto, leve toalhas e panos extras que tenham a capacidade de absorver grande quantidade de água rapidamente.

6. Leve os itens certos

Pense no que você precisaria num dia chuvoso e num local onde há lama. As palavras galocha e guarda-chuva aparecerão na sua mente, certo? Esses objetos não podem faltar, assim como:

  • roupas secas num saco que seja à prova d’água;
  • capas de chuva;
  • sapatos fáceis e rápidos de serem calçados;
  • lonas e guarda-chuvas extras.

7. Não se esqueça da diversão

Infelizmente, não há muito o que fazer num tempo chuvoso. Mas, ainda assim, você deve pensar em coisas para distraí-lo enquanto há chuva lá fora. Livros, jogos de tabuleiros, baralho, papel e caneta não podem faltar na mala.

Gostou das nossas dicas de como acampar na chuva? Para que tudo saia de acordo com o figurino, veja também como comprar a sua barraca da forma correta!

http://blog.tremeterra.com.br/2017/06/02/como-acampar-na-chuva-veja-7-dicas/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]