Turismo de Aventura: os 5 raftings mais radicais do Brasil!

turismo de aventura os 5 raftings mais radicais do brasil
5 (100%) 1 vote

O turismo de aventura vem ganhando cada vez mais espaço dentro da rotina dos brasileiros; afinal, existem destinos incríveis para serem descobertos dentro do país. Atualmente, o rafting no Brasil é um dos esportes de aventura mais praticados, já que existem diversas opções de percursos, desde os mais calmos aos mais radicais.

Capaz de levar a adrenalina lá no alto e deixar qualquer pessoa empolgada, o rafting garante uma experiência única na natureza e, de quebra, um bom condicionamento físico, trabalho em equipe e diminuição do estresse.

Se você gosta de adrenalina e quer se aventurar pelos rios afora, com certeza gostará de conhecer os destinos mais radicais para praticar no Brasil. Boa leitura!

Quais são os melhores destinos para praticar rafting no Brasil?

O Brasil apresenta uma natureza muito rica. Repleto de ecossistemas diferenciados, matas extensas e rios radicais, o país é um excelente local para a prática de rafting e outros esportes de aventura.

Por isso, listamos os dez melhores destinos para você escolher o seu preferido e se entregar para a adrenalina. Confira!

1.Brotas(SP)

Brotas é uma cidade paulista conhecida como a capital da aventura no estado. Com muita natureza e ecoparques, é o destino perfeito para quem gosta de praticar esportes de aventura. O rafting é uma das principais opções no rio Jacaré Pepira.

Para os iniciantes, há a alternativa do “mini rafting” no Alto Jacaré, que é o percurso mais tranquilo. Para os mais radicais, o rafting mais famoso da cidade é feito no Baixo Jacaré.

2.Socorro(SP)

Socorro é uma cidade localizada a pouco mais de 100 quilômetros da capital paulista, e o turismo de aventura é o que mais atrai visitantes para o local. O rio Peixe possui muitas corredeiras e cachoeiras, com percursos de rafting de até sete quilômetros.

O trajeto que apresenta menor dificuldade tem quatro quilômetros de extensão, perfeito para quem nunca praticou e quer conhecer melhor o esporte. Ainda: a cidade disponibiliza diversas atividades ao ar livre, como trilhas, canoagem, tirolesa e stand-up.

3.Foz do Iguaçu(PR)

Pensou em praticar rafting nas Cataratas do Iguaçu? Nada mal, não é mesmo? Em Foz do Iguaçu, o percurso se inicia próximo às cataratas e desce por dois quilômetros até chegar à calmaria do rio. São diversas corredeiras, quedas e até altas ondas.

Via de regra, o percurso dura cerca de duas horas para ser completado, sendo que na primeira etapa a equipe precisa ultrapassar ondas de até 1,5 metro de altura, seguidas de uma grande queda e finalizando com a parte calma do rio.

Para quem não quer arriscar, existem trajetos para os iniciantes, com trechos menores e poucas ondas, embora o lugar seja mais indicado para quem tem o mínimo de experiência no esporte.

4.Bonito(MT)

No Mato Grosso do Sul, Bonito é um dos melhores destinos no Brasil para quem está iniciando nesse esporte. O rio Formoso possui corredeiras mais calmas e algumas cachoeiras em um caminho de sete quilômetros.

Além da aventura, quem opta por praticar rafting em Bonito tem a chance de admirar a beleza das águas transparentes do local que faz jus ao seu nome.

5.Itacaré(BA)

Itacaré é muito conhecida pelas belas praias e trilhas, mas também é possível praticar rafting no nordeste do país. O distrito de Taboquinhas está localizado a menos de 30 quilômetros de Itacaré, na Bahia, e é um destino muito popular entre os praticantes do esporte. São três quilômetros pelo rio de Contas, com cinco corredeiras diferentes.

Nele, você pode encontrar passagens de níveis medianos, com ondas médias, maior quantidade de rochas e quedas íngremes; e leves, com ondas pequenas e quedas sutis. No final do percurso, é possível se aventurar pela tirolesa de 180 metros, aproveitando ainda mais a natureza.

6.Juquitiba(SP)

Perto de São Paulo, o rio Juquiá, localizado em Juquitiba, apresenta corredeiras de níveis dois, três e quatro, desde águas agitadas, com poucas rochas e ondas pequenas, até ondas médias e quedas avançadas.

7.Paraty(RJ)

Para quem ainda é iniciante no rafting, Paraty é o local ideal para aprender. Isso porque o rio Mambucaba tem corredeiras leves com água cristalina. Dessa forma, você conseguirá observar toda a natureza ao redor e ainda ter momentos intensos de adrenalina. E mais, o rio conta com cachoeiras escondidas para aproveitar no final do trajeto.

8.Extrema(MG)

Minas Gerais é um estado muito rico em paisagens e cenários naturais, sobretudo para a prática de esportes radicais. Extrema, localizada no sul do estado, apresenta rios intensos com níveis avançados de rafting.

Um dos mais conhecidos é o rio Jaguari, com duas horas e meia de duração. O ideal é ir acompanhado por uma equipe qualificada, já que o trajeto é avançado e pode apresentar riscos para os praticantes.

9.Três Rios(RJ)

Assim como Extrema, Três Rios é o destino ideal para quem busca níveis avançados de rafting. Com 20 quilômetros de extensão, o percurso conta com quedas íngremes, fortes redemoinhos, correntezas extremas, ondas altas e pedras irregulares.

Justamente por isso, é importante que o praticante tenha um bom desempenho e condicionamento físico, para evitar qualquer problema.

10.Serra Gaúcha(RS)

A Serra Gaúcha é muito conhecida pelo turismo de campo. Repleta de cânions, videiras e cidades turísticas, a região atrai muitos visitantes para momentos relaxantes e tranquilos.

No entanto, as paisagens naturais são surpreendentes e apresentam rios intensos para você se aventurar. Ainda: é possível aproveitar o Brasil Raft Park e aprender um pouco mais sobre o esporte e suas técnicas, desenvolvendo novas habilidades.

Um praticante deve ter o quê?

É imprescindível lembrar que qualquer praticante de rafting, independentemente da experiência e do grau de dificuldade do percurso, precisa usar os equipamentos de segurança corretos. Os capacetes devem ser específicos para esse tipo de esporte, leves e muito resistentes.

Nos pés, o ideal é usar botas de neoprene, isto é, o calçado específico para esportes aquáticos. O colete é um item indispensável e deve ser especial para esportes em rios com correnteza. Sacos impermeáveis devem ser usados para guardar um kit de primeiros socorros e outros itens.

Também, é muito importante verificar a procedência dos equipamentos, que devem ter muita qualidade para evitar maiores problemas em caso de um acidente ou imprevisto. Lembre-se de que são ferramentas que podem salvar vidas e devem ser escolhidas de acordo com o custo-benefício.

O que o rafting proporciona?

Além de carregar o nosso corpo com adrenalina, o rafting é um esporte excelente para quem quer deixar a rotina de lado e melhorar o condicionamento físico, sobretudo dos ombros, bíceps, trapézio, pernas e abdômen. Isso porque ele demanda manobras intensas e controle corporal para manter-se estável dentro do bote.

E mais, essa atividade proporciona um relaxamento físico e mental após sua prática, diminuindo os níveis de estresse e auxiliando a mente a lidar com o cotidiano corrido.

Por fim, quem pratica rafting garante uma excelente habilidade de trabalho em grupo, aprimorando a aptidão de liderança e desenvolvendo o pensamento em equipe. Afinal, é preciso de sincronia entre os praticantes para que nada de errado aconteça durante o trajeto.

Como você deve ter percebido, praticar rafting no Brasil é uma experiência muito agradável e repleta de aventura. Existem diversos destinos, dos mais básicos aos mais avançados, permitindo que qualquer pessoa o pratique com facilidade.

Gostou do nosso artigo? Conhece amigos que gostariam de praticar rafting com você? Então compartilhe este post nas suas redes sociais!

http://blog.tremeterra.com.br/2017/04/19/turismo-de-aventura-os-5-raftings-mais-radicais-do-brasil/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]