Nosso Triciclo na Parada Ferreti

Rate this post

 

Oilton José Ferretti, ao lado do maior triciclo do Brasil
Oilton José Ferretti, ao lado do maior triciclo do Brasil

O maior Triciclo do Brasil,  que traz a marca da Treme Terra, está estacionado em um dos locais turísticos mais visitados da BR-101 de Santa Catarina, que é a Parada Ferretti, no município de Barra Velha. A Parada Ferretti foi idealizada por Oilton José Ferretti , um pesquisador das potencialidades das madeiras nativas, descartadas pela indústria da região, e também das espécies exóticas como o pínus e o eucalipto. Natural de Água Doce, no oeste de Santa Catarina, Ferretti vive às voltas, desde a infância, com construções de barragens e outras obras de infraestrutura rural. Foi ali, bem cedo, que aprendeu com o pai a perceber a utilidade das coisas com outro olhar.

A arte em troncos de árvore se espalhou pelo local

 

Para conhecermos um pouco mais deste local, o projeto da Parada Ferretti teve início em 1996, quando Ferretti começou a garimpar o material durante suas cavalgadas, numa área de cerca de 50 km do entorno da cidade de Barra Velha, onde já havia adquirido terras em 1971. Encontrar uma utilidade para os troncos e restos de árvores nativas, descartadas pelo seu baixo valor comercial, passou a ser sua principal atividade. A construção do empreendimento começou em 2002 com, além do posto de combustíveis, uma galeria de serviços e atrações culturais e ambientais.

A ideia de construir um local exclusivo para famílias e profissionais liberais, sem caminhões ou ônibus, parecia inviável para todos com quem Ferretti trocasse informações. A Parada Ferretti recebe hoje, em média, cerca de 40 mil visitantes por mês. “Os troncos com medidas entre 18 e 25 metros de comprimento exigiam grande investimento, principalmente em tempo, para escavar, transportar e prepará-los para sua colocação na estrutura”, lembra.

A maior árvore suspensa das Américas

parada1O maior Triciclo estará junto também da maior árvore suspensa das Américas. O eucalipto da espécie Saligna é um exemplar único, dependurado com suas raízes dispostas em todos os quadrantes, fundidas com outra árvore menor. Foi encontrado na Estrada dos Amaros, a 1 km da obra. A intervenção para a modelagem das peças é mínima, com objetivo de atingir o conforto. Assim, os bancos dispostos em vários ambientes da Parada Ferretti valorizam as condições naturais das madeiras.

Os bancos rústicos espalhados por toda a Parada Ferretti são também resultado da postura sócio ambiental proposta pelo projeto. Foram produzidos com os restos do material utilizado na construção do complexo.

Pias dos Banheiros

As cubas são esculpidas em formato de folha e foram produzidas com técnicas artesanais. Os troncos utilizados, conhecidos popularmente como “leiteiros”, foram encontrados boiando em um remanso próximo à foz do rio Itapocú, na cidade de Barra Velha. Sala do Eucalipto A Sala do Eucalipto é uma unidade expositiva temática sobre o eucalipto. Ali, procura-se mostrar ao visitante como o uso desta madeira desempenha importante papel na preservação das matas nativas.

parada-banheiro

 

 

 

 

 

Floreiras

A água do lago é proveniente do sistema de tratamento de efluentes (água de reuso) instalado na Parada Ferretti, sendo atestado pelos peixes ornamentais lá existentes. Floreiras Floreiras com aproveitamento de recortes de troncos das obras da Parada Ferrettiparada-floreira

http://blog.tremeterra.com.br/2016/12/08/nosso-triciclo-na-parada-ferreti/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]