O que é trekking? Entenda!

3.4 (68%) 20 votes

Trekking consiste na atividade de caminhar por trilhas naturais, buscando maior contato e integração com a natureza. Afinal, todos que praticam o trekking têm a oportunidade de desfrutar o meio ambiente, envolvendo-se com belas paisagens em locais, normalmente, pouco explorados.

De uma forma geral, essa prática esportiva baseia-se numa incursão ao desconhecido, numa travessia de descoberta de novos locais, no mapear de uma região, no conhecimento de uma história e de sua cultura e tradições.

Mas, nada impede que o trekking seja praticado em locais já muito bem mapeados e conhecidos. De todo modo, é a íntima relação com a natureza que faz dessa atividade algo tão atrativo para os seus praticantes.

Continue lendo e saiba mais!

Tipos de trekking

Para que você entenda bem o que é trekking, saiba que existem diferentes tipos:

Trekking de um dia

De curta duração, a caminhada tem em torno de 10 km de extensão. Pode-se ir de um ponto a outro, semelhante às travessias, ou atingir algum cume e retornar ao ponto de partida.

Travessias ou trekking de longa distância

Normalmente, é praticado por grupos com equipamentos para passar a noite (como barraca e saco de dormir) e alimentação própria. Os trekkings mais longos podem durar vários dias. Alguns são, inclusive, chamados de expedições, quando demandam por carregadores, cozinheiros, guias especializados etc.

Trekking de regularidade

Consiste em uma competição. Um trajeto desconhecido dos participantes é mapeado pela organização com tempo e marcos bem definidos. O que importa não é a velocidade, mas sim permanecer no percurso correto no tempo determinado.

As competições são organizadas por equipes, que costumam comportar de três a seis membros. Cada integrante fica responsável por uma tarefa, por exemplo: navegador, calculista e contador de passos. É comum que se utilizem planilhas com velocidades médias, distâncias e símbolos.

Trekking de velocidade

Também chamado de corrida de aventura, o objetivo dos participantes é alcançar postos de controle no menor tempo, utilizando o trajeto que considerar mais apropriado, e usando ferramentas como cartas de navegação e bússola.

Equipamentos usados

Confira os equipamentos adequados para garantir maior conforto à atividade:

Calçado

Por oferecerem segurança ao tornozelo e maior proteção nos diferentes tipos de terrenos, as botas são as mais recomendadas. Entretanto, existem vários modelos de tênis específicos para a prática outdoor, sendo uma boa escolha para o trekking.

Mochila

Uma cargueira – também conhecida como mochila de ataque – deve ser escolhida conforme a duração do trekking e a quantidade de itens que serão necessários para a incursão. O ideal é escolher aquela com espaço suficiente para acomodar lanche, kit de primeiros socorros, cantil, lanterna e outros acessórios.

Vestuário

As calças-bermuda são as preferidas para a prática do trekking, pois são calças bem versáteis, permitindo a remoção da parte de baixo, transformando a calça em uma bermuda. Isso é importante para trazer maior conforto durante as oscilações de temperatura e tipo de terreno.

Cantil

Durante qualquer atividade física, a hidratação é essencial. Por isso é importante ter sempre à mão um cantil para repor a água que se perde pela exposição ao Sol e aquecimento corporal.

Acessórios

Os bonés ou chapéus também são de grande valia, pois protegem do calor do Sol e até mesmo da chuva. Protetor solar e anorak (capa de chuva) também são itens indispensáveis para quem vai praticar o trekking.

Agora que já sabe o que é trekking, o que está esperando para se aventurar por aí? Não se preocupe se ficou com alguma dúvida: deixe seu comentário!

http://blog.tremeterra.com.br/2016/09/27/o-que-e-trekking-entenda/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]