Como escolher o melhor local para montar acampamento?

4.1 (81.62%) 37 votes

Chegou o fim de semana e você não vê a hora de pegar a estrada e aproveitar seu tempo livre longe da cidade, rodeado pela natureza para poder finalmente descansar! Para os amantes da prática de esportes radicais, que gostam de sentir a adrenalina correndo na veia, descanso é montar sua barraca à noite depois de muita aventura.

No post de hoje, acompanhe algumas dicas de como montar acampamento com toda segurança, para que a noite seja tranquila e você acorde com energia para mais aventuras!

1. Escolha o local ideal para montar acampamento

Antes de montar a barraca, explore o local: o terreno deve ser plano e regular, além de seco e aparado. Faça uma limpeza retirando pedras, galhos e outros detritos. Não use as mãos para limpar o terreno. Fazer isso aumenta o risco de ser picado por algum animal peçonhento (como cobra e aranha). Utilize um bastão ou cajado e arraste no chão como uma vassoura.

Evite armar a barraca em topo de morro devido aos ventos fortes e também em locais muito baixos, que podem alagar facilmente durante chuva forte por isso.

Armar a barraca embaixo de árvores pode ser perigoso por causa de raios em caso de chuva. Porém, em dias ensolarados, procurar uma sombra de arvore é inevitável, por isso fique de olho no tempo.

2. Cuidado com os rios e marés

Se for acampar perto de um rio, tenho cuidado com a proximidade que ficará dele. Rios podem encher a qualquer momento e uma área seca ao redor dele logo fica alagada. Por isso, fique no mínimo a 50 metros de distância da margem. Se decidiu acampar na praia, fique de olho nas marés: em alguns lugares, elas variam bastante e com rapidez, e um local antes seco logo é invadido pelo mar. Uma sugestão é observar se a areia está molhada ou socada; se estiver, não acampe por ali.

3. Acampe perto de água limpa

Acampar perto de água limpa é muito importante porque você poderá usar esse recurso da natureza para várias tarefas. Atenção: nunca beba a água de um local se não tiver certeza de que é potável! Procure locais com riachos ou pequenas cascatas, o barulhinho gostoso da água correndo vai até embalar seu sono.

4. Atenção com as fogueiras

Quando pensamos em acampamento, logo vem à mente a cena de muitas pessoas ao redor da fogueira rindo e contando histórias. Apesar de ser divertido, fazer fogueira pode ser muito perigoso; tenha o cuidado de não fazer a fogueira perto da barraca, fagulhas podem atingir a barraca. Veja também se o local é adequado: nunca faça em lugares onde há muita mata fechada ou capim por perto porque pode gerar um desastre ambiental. Só faça fogueiras se for indispensável e seguro!

5. Preste atenção aos ventos

Ficar atento com a direção e força dos ventos também é importante. Se o local escolhido tem ventos muito fortes, procure outro lugar porque até para armar a barraca será difícil. E nunca arme a barraca de modo que a entrada fique a favor da direção do vento; logo, logo sua barraca vai estar longe. Fixe bem a barraca para que ela possa resistir a quaisquer ventos mais fortes.

Por ficar exposto à natureza, nunca deixe de avaliar a qualidade dos equipamentos que vai usar para acampar. Barracas, sacos de dormir, mochilas precisam aguentar o sol, a chuva e outras exposições. Usar tênis ou botas resistentes e confortáveis é indispensável. Além disso, algumas ferramentas como o canivete são muito necessárias durante o acampamento. Por essas e outras razões, é melhor não economizar na hora de adquirir equipamentos e garantir que eles sejam de qualidade.

Agora você pode montar acampamento com segurança e curtir tudo que a natureza tem para oferecer. Gostou das dicas? Deixe seu comentário abaixo e conte pra gente suas aventuras ao acampar!

http://blog.tremeterra.com.br/2016/08/29/como-escolher-o-melhor-local-para-montar-acampamento/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]