Aprenda como cuidar muito bem da sua bota impermeável

Rate this post

As botas impermeáveis são itens indispensáveis para quem pratica ou pretende praticar esportes radicais ou atividades ao ar livre, como caminhadas ou trilhas. Os materiais empregados na confecção desse tipo de bota são cuidadosamente escolhidos para garantir durabilidade, conforto e resistência, porém, para prolongar sua vida útil, uma boa manutenção é fundamental.

São muitos os tipos disponíveis no mercado, como couro, couro encerado, nobuck, suede, havendo, inclusive, modelos que possuem uma membrana interna em sua composição, evitando a absorção da água dos ambientes externos e reduzindo a umidade interna, gerada pelo suor. Cada tipo de bota requer cuidados específicos, estabelecidos pelo fabricante, porém, alguns deles são comuns a todos.

Acompanhe a seguir os principais cuidados a serem tomados com a sua bota impermeável e garanta que ela dure por bastante tempo!

Limpe-a regularmente

Principalmente após atividades intensas, como caminhadas de camping, as botas podem acumular lama, folhagem e outros tipos de sujeira. Por isso, é necessário limpá-las assim que forem usadas, garantindo que o material não adquira danos permanentes.

O acúmulo de sujeira também pode bloquear a membrana interna impermeável, impedindo que ela cumpra a sua função de forma eficiente.

A princípio, é necessário remover a sujeira mais pesada com uma escova macia. Nessa hora, caso você queira realizar uma limpeza completa, remova os cadarços e as palmilhas e limpe-os a parte, seguindo as recomendações do fabricante.

Aproveite para limpar também a base que fica abaixo da palmilha. Por conta do suor, pode haver acúmulo de sal nessa região. Não remover esse sal pode gerar danos a longo prazo.

Misture água com detergente ou com um produto específico para limpar botas e utilize uma escova limpa ou um pano para passar na superfície. Esfregue com cuidado e firmeza para eliminar toda a sujeira, dando atenção especial às costuras e cantos de difícil acesso.

Caso haja mofo, utilize uma mistura de água e vinagre e passe-a somente sobre a área afetada.

Seque em ambiente arejado

Alguns cuidados devem ser tomados no momento da secagem da sua bota, como por exemplo, não expô-la a ambientes quentes, já que umidade e calor são condições propícias para o surgimento de bactérias e fungos.

Coloque-a em um local arejado e com sombra e deixe secar em temperatura ambiente junto às palmilhas e aos cadarços. Se preferir, vire ela de cabeça para baixo ou coloque em frente a uma corrente de ar um pouco mais forte, como um ventilador para uma secagem mais rápida.

Lubrifique sua bota com produtos adequados

Com o tempo, a bota pode apresentar ressecamento na superfície, por isso, é importante mantê-la lubrificada. Procure no mercado o lubrificante ideal para o material do seu calçado e despeje uma pequena quantidade sobre um pano macio e levemente úmido. Esfregue delicadamente sobre toda a superfície e deixe-a secar por vários minutos.

Feito isso, use outro pano para remover o excesso do produto. Uma dica é realizar movimentos circulares durante o procedimento, lustrando a bota.

Reimpermeabilize-a sempre que necessário

Assim como a lubrificação deve ser feita após longos usos, a reimpermeabilização também – o procedimento é simples e rápido. Utilize uma solução impermeabilizante a base de água para evitar o escurecimento e maciez excessiva de sua bota, o que pode ser prejudicial durante um trekking ou atividade semelhante. Essas soluções são encontradas em diferentes formas, como géis, sprays e líquidos.

Aplique sobre a superfície do calçado, que deve estar levemente úmida. Retire o excesso com um pano macio e limpo e deixe secar.

Guarde-a em locais bem ventilados

Para armazenar sua bota adequadamente, guarde-a longe de poeira e umidade, em um local que seja arejado. Outra dica importante é evitar colocar objetos pesados sobre ela, para não prejudicar sua estrutura.

Uma boa bota impermeável oferece o conforto e a durabilidade que as suas atividades exigem, sejam elas de longa ou curta duração e nos mais diversos ambientes. Assim, cuidar bem dela é fundamental para que ela te acompanhe em muitas aventuras.

Deve-se levar em conta que cada bota possui a sua especificidade, portanto, procure sempre saber sobre as recomendações do fabricante para não danificar a sua bota.

Acesse a Treme Terra e escolha a sua bota.

Esse post te ajudou a cuidar das suas botas da melhor forma? Então deixe um comentário nos contando.

http://blog.tremeterra.com.br/2016/07/11/aprenda-como-cuidar-muito-bem-da-sua-bota-impermeavel/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]