Florianópolis: Trilha de Naufragados

trilha naufragados
2.9 (57%) 20 votes

Já pensou em fazer uma trilha com grande parte dos atrativos procurados pelos amantes do ecoturismo? A Trilha de Naufragados é uma ótima dica para quem quer integrar banho de rio, banho de mar em uma praia preservada, mata Atlântica, aguá potável, caminhada e ainda muita história.

WhatsApp-Image-20160615

Localizada a 40 quilômetros do centro de Florianópolis, no extremo sul da ilha está a praia Caieira da Barra do Sul, ponto de partida para trilha. No local existe um estacionamento pago e mais informações sobre o acesso ao início da caminhada, mas é tudo bem próximo e não tem como errar o caminho. Você terá a opção de ir ou voltar de barco, comprando o passe no mesmo lugar. Sem nenhuma estrada mais próxima, essas são as únicas opções para chegar à praia  e ao Forte de Naufragados.

A trilha tem aproximadamente 3 quilômetros, em média 50 minutos até a praia. Todo o caminho é bem marcado, sendo quase impossível perder-se nele. Vale observar que em uma certa altura existem duas direções partindo desta trilha principal. Indo pela direita você chegará primeiro ao Forte Naufragados, já pela esquerda chega-se primeiro a praia, onde existe uma pequena comunidade de pescadores, restaurantes e área para acampar. Desta forma, você pode ir por uma e voltar por outra.

01068_003319

Não existe uma opção certa que deve ser seguida por primeiro, mas recomendamos que reservem um dia para aproveitar bem todo o caminho, usufruir da praia, saborear a culinária local e curtir a bela vista que tem-se do mirante. Com um cenário encantador, do Forte podemos observar varias ilhas, inclusive a ilha de Araçatuba onde encontra-se  ruínas da Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba.

Lado histórico da Trilha de Naufragados

Ali não é apenas uma região de belezas naturais e sim um caminho com muita história. Por isso, elaboramos um resuminho do que você encontrará.

IMG_8248

Pelo nome da praia já pode imaginar o que aconteceu há anos na localidade. Existem relatos de diferentes naufrágios pela região, dos quais vários corpos foram encontrados, sepultados na própria praia e também onde alguns sobreviventes imigrantes passaram a morar. Após diversas tragédias foi construído um farol para auxiliar as embarcações, que ainda se encontra em bom estado.

No Forte Marechal Moura de Naufragados, também podemos observar alguns trechos de muralhas e canhões que tinham a função de complementar as defesas da Fortaleza de Araçatuba. Entre as fortificações que faziam parte do antigo sistema defensivo da ilha, esta é a mais recente.

Fique atento ao caminhar na trilha, pois em determinada altura  (trecho central) também é possível observar algumas ruínas de antigos casarões de engenho.

Dicas:

  • Os restaurantes próximos à Trilha de Naufragados aceitam apenas dinheiro;
  • Não existe local para hospedagem, apenas para acampar;
  • Caso queira voltar de barco combine antes para confirmar ao certo se tem disponibilidade naquele dia e horário de partida;
  • Na baixa temporada ou dias de semana, os restaurantes podem permanecer fechados;
  • Ideal para qualquer idade, inclusive para quem gosta de fazer passeio em família;
  • Não é considerada uma trilha difícil, mas lembre-se que são em média 50 minutos  apenas de ida;
  • Recolha o lixo e ajude a preservar o lugar;
  • Na alta temporada alguns moradores locais disponibilizam cadeiras para alugar.

Curtiu esse artigo? Deixe seu comentário abaixo. Quer saber mais destinos para suas aventuras? Clique aqui.

Visite o nosso site. Treme Terra

http://blog.tremeterra.com.br/2016/06/20/trilha-de-naufragados/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]