Aprenda como purificar água em suas viagens e aventuras!

como purificar água
4.6 (92.17%) 46 votes

Para os tempos de vida agitada, compromissos maçantes e cobranças constantes, o antídoto é se jogar nos braços da natureza para aliviar corpo e espírito. Porém, os mochileiros devem estar sempre atentos a alguns cuidados básicos para que a fuga não se torne um evento desagradável. E para isso, saber como purificar água é essencial.

A hidratação exige muita precaução. Seja praticando esportes radicais, percorrendo uma trilha, acampando ou pegando a estrada de jeep, você deve beber água, preferencialmente, de 15 em 15 minutos, pois a desidratação pode causar fadiga, dores musculares, alteração dos sentidos e até desmaio.

Mas, se a sua água acabar, não vá se atirando em qualquer fonte que encontrar! Embora ela esteja aparentemente limpa e cristalina, também pode estar contaminada. O líquido nos ambientes naturais contém micro-organismos, como protozoários, bactérias e vírus, e sua ingestão pode causar doenças e acabar com a trip mais cedo.

No post de hoje, daremos 5 dicas de como purificar água, para você embarcar no seu turismo de aventura sem preocupações. Confira!

1. Fervura

Se você optou por um camping, provavelmente estará cercado de alguma infraestrutura, então, ferver a água é a opção mais clássica e eficiente. Antes, é sempre bom filtrá-la para remover as impurezas maiores. Isso pode ser feito com um pano, lenço ou um pedaço de tecido qualquer. O tempo recomendado para a fervura é de 3 a 10 minutos. Caso você tenha apenas uma fogueira, pode colocar a água no cantil e repousá-lo sobre algumas brasas quentes.

2. Filtros

Esse é um objeto pequeno, que não irá ocupar muito espaço na sua mochila. Com uma espécie de tela cheia de buraquinhos, o filtro está disponível em diferentes tamanhos (0.5 mícrons ou menores), mas remove apenas alguns tipos de micro-organismos, podendo deixar escapar bactérias menores.

3. Purificadores

Os purificadores consistem na mesma lógica dos filtros, mas com o adicional de um produto químico, como o iodo, por exemplo. É um método bastante popular para ambientes com água natural, sendo ideal para viagens mais longas.

4. Produtos químicos

Pastilhas ou soluções líquidas à base de cloro são práticos e eficientes. Basta colocar no recipiente onde está a água e agitar. Em seguida, você pode transferir a água de um reservatório para o outro, por algumas vezes. Esse procedimento trará mais contato com o oxigênio, deixando um sabor mais agradável.

5. Carvão ativado

Usado para filtrar soluções impuras, o carvão ativado apresenta muitos poros em sua superfície de contato, responsáveis pela retenção de partículas em seu interior. Ele retira as impurezas de um meio sem que elas interfiram em sua composição.

Para a purificação da água, o tratamento consiste na passagem do líquido entre camadas de carvão ativado, até que todas as partículas indesejáveis presentes fiquem presas aos seus poros. Como o carvão ativado tem a capacidade de coletar até mesmo gases, a água sai dessa etapa livre de odores.

Lembre-se: nunca beba água de fontes naturais sem purificá-la, pois isso pode deixá-lo doente e acabar com a viagem antes do esperado.

E então, você conhecia alguns desses métodos que apresentamos de como purificar água?

Quer mais dicas de como sair da rotina e curtir uma aventura? Clique aqui!

Confira as novidades no site da Treme Terra.

http://blog.tremeterra.com.br/2016/05/30/aprenda-como-purificar-agua/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]